ECONOMIA
Empresa do Canadá compra 100% do Fortim Mindelo e Monte Gordo Resort 26 Abril 2012
A Bitumen Capital, empresa sediada no Canadá, vai comprar a totalidade das acções do Fortim Mindelo e do Monte Gordo SA, resorts pertencentes à Cape Verde Development, do irlandês Tom Sheehy. O contrato entre as partes será firmado até o dia 30 deste mês.
O Fortim Mindelo e o resort Monte Gordo SA, em São Nicolau, vão mudar de mãos dentro em breve. Um grupo canadiano, a Bitumen Capital, prepara-se para a compra directa de 100% das acções desses dois empreendimentos turísticos. O negócio está a ser tratado entre Richard Groome, Chairman da Bitumen Capital, e Tom Sheehy, o irlandês dono da Cape Verde Development – a empresa promotora dos dois resorts –, e deve ficar concluído até ao final deste mês.
O valor da transacção, ao que este jornal apurou, gira em torno de 20 milhões de dólares, correspondentes a 56 milhões de acções ordinárias. Entretanto, a Cape Verde Development vai continuar a gerir os activos do Fortim Mindelo SA e do Monte Gordo SA através da sua participação no capital da própria Bitumen. Na prática, a CVD vai entrar na estrutura accionista do grupo canadiana, cedendo, em troca, 100 por cento das do Fortim Mindelo e do Monte Gordo SA.
A proposta em cima da mesa coloca Tom Sheehy numa posição folgada na Bitumen, chegando inclusive a fazer parte da equipa que vai gerir as acções do grupo nos dois resorts. O outro elemento, segundo indica o próprio site do grupo canadiano, é Niall Fleming, que vive em Portugal e chefia a empresa ACL Malta Lda. Para dar continuidade aos projectos, a Bitumen vai injectar 250 mil dólares à entrada, avançando com outras tranches a seguir à assinatura do contrato de compra e venda, prevista para até o dia 30 deste mês.
O Fortim Mindelo é um resort composto por residenciais, hotéis de luxo e casinos que está a ser construído no histórico Forte da capital sanvicentina. Terá 128 camas e será explorado pela Nikki Beach Hotels and Resorts. O Monte Gordo, por sua vez, está em fase inicial de construção e propõe tornar-se no mais luxuoso espaço turístico de São Nicolau. Promovido pela CVD, este empreendimento que homenageia o parque natural do mesmo nome, contará com um hotel de 108 camas além de 128 apartamentos de luxo. A sua exploração vai ficar a cargo da britânica Extreme Hotels Worldwide Limited.
Ainda que não conste destas negociações, a Bitumen Capital admite comprar o “Boathouse”, unidade turística situada na Baía das Gatas (11 vilas com piscina privada e parqueamento) e também pertencente à Cape Verde Development.
A SEMANA ONLINE...
Quando se nomeia como EDIL uma pessoa mais que leviana não se pode esperar milagres.
ResponderEliminarReparem que esta opinião não é so minha. Estou sendo arauto de vària gente sensata e até de privilegiados que se vangloriam de favores (terrenos, etc.).
Enquanto não houver auditorias e julgamentos continuaremos (todos) a ser vitimas de injustiças. Tanto como a "nôs terra" vendida ao desbarato (?).
Onde é que eu já ouvi isto?
ResponderEliminar