Páginas

sábado, 30 de novembro de 2013

(6202) - UM NOVO PARTIDO ?!


Badiolândia, África pura e dura....Sem ligar ao sentido conotado, este fórum "emailista" deverá ser urgentemente moderado pelo seu promotor primário... Não sou nada, mas muita coisa do que é dito aqui soa-me a bairrismo desenfreado, bastante perigoso para um simples leitor crioulo das ilhas, seja do Sal, S, Nicolas, Santiago ou S. Vicente. Se queremos criar uma nova força politica de tipo partidário em CV,  está na hora de o promover e assim pararmos com os rodeios. Rui M. Freitas.
...oooOooo...
 
Precisamente... É este o busílis da questão.
O caminho a seguir é este. Vamo-nos organizar e criar uma nova força politica e pararmos com estes rodeios. Está mais do que claro que não nos levarão a lado nenhum, a julgar pelos artigos publicados e emails trocados há mais de um ano. Está mais do que evidente que, ou mudamos os partidos que dominam actualmente a cena politica, ou entramos na "corrida" com "qualidades" estatutárias idênticas aos estereótipos instituídos que todos sabemos irão continuar a fazer escola até que "os" tenhamos bem grande entre as pernas para dizermos BASTA! Com actos e não com palavras!.
Abraço.Aldirley Gomes
...oooOooo..
Estou curioso para saber o que é que mais um ou  dois partidos, ou mesmo mil, nesta presente conjuntura, poderíam fazer para mudar as coisas em CV... Figurar mais um partido minoritário na AN não é solução... É pura perda de tempo. Para além disso, a cidadania não se resume a partidos, podem existir movimentos com força politica nas sociedades...
Perguntem à UCID! 
Onde quero chegar?
O que tem que ser feito é pressionar o governo e os partidos para criarem condições para debater seriamente a questões da Regionalização e das Reformas... Porque não a abertura de um livro branco sobre CV ou mesmo uma mesa redonda em que muitos poderíam participar. Só depois disso é que poderão aparecer outros partidos. O PAICV e o MPD fariam um grande favor a CV de se reconvertessem em  partidos renovados, decentes e civilizados.
O sistema cabo-verdiano no seu todo, incluindo as elites, tem um medo tremendo de mudar o actual status que é a mãe e de todas as misérias. Parece-me que o MPD e o PAICV não querem ouvir falar de reformas e há um ano que estão adiar o inevitável . Querem-se meter de acordo para UM PACTO DE REGIME... MAS QUAL?  IMAGINEM!
Porque razão vocês não se organizem em vários movimentos ou se associam aos já existente para se posicionem para o debate que o governo e a oposição prometeram para 2014?
O debate nas redes são importantíssimas no mundo de hoje para fazer circular a informação!!!
José Fortes Lopes
.

2 comentários:

  1. A confusão ideológica e o desnorte marcam a vida política em Cabo Verde. Tudo se agrava com 3 vitórias legislativas consecutivas do mesmo partido, anulando qualquer oposição ou discussão clarividente dos actos da governação. E instituindo na prática o circunstancialismo político-social de um autêntico regime de partido único. A inacção da oposição é sinónimo de inanição, e isso não é bom augúrio para o futuro do país. Por conseguinte, talvez se imponha uma remodelação das famílias partidárias, de modo a que possam revitalizar a democracia em Cabo Verde.

    ResponderEliminar
  2. Como em todas as sociedades, o que é preciso em Cabo verde é de uma outra liderança Política alternativa aos actuais.
    Não existe um viveiro de Líderes fora do dos círculos partidários existentes; em resumo, a sociedade civil precisa de Lideranças extra partidárias

    ResponderEliminar