Páginas

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

(6343) - ARQUITETURA...

 

Capitania dos Portos

Hotel Porto-Grande
 
AS DUAS  CONSTRUÇÕES MINDELENSES PREFERIDAS DO
ARQUITETO SOTO M OURA

5 comentários:

  1. A primeira imagem não é da Capitania dos Portos. É do Comando Naval que compreendia, entre outras valências, a Defesa Marítima e a Capitania dos Portos. É obra do arquitecto António Saragga Leal, desenhada em 1962 mas só "habitada" em 1966 - pouco após a minha saída do Mindelo. Quanto ao Hotel Porto Grande, é de Lucínio Cruz (e não Licínio) é de cerca de 1958 o desenho mas o edifício teve inauguração bem mais tardia, de 1966 ou 1967.

    Braça arquitectónica,
    Djack

    ResponderEliminar
  2. Ahhhhhhhhhhhhhh! E quero cinque tstom pelas informações que a crise aperta e o grogue não é de borla no "Boca de Tubarão".

    Braça hic,
    Djack

    ResponderEliminar
  3. Desculpe, Djack, mas eu não me refiro ao que ERA...O próprio arquiteto é que lhe chama Capitania...Não sei o que, na realidade seja, hoje em dia...

    ResponderEliminar
  4. Pois, mas não, a designação correcta é a de "antigo Comando Naval". Mesmo em 1999 e 2001, apesar de o edifício conter a Capitania dos Portos, tinha outras valências, entre as quais um posto de rádio e instalações do Ministério da Educação. O Saragga Leal não desenhou para ali a Capitania dos Portos. O que ele desenhou foi o Comando Naval que tinha, entre outras valências, a Capitania dos Portos. Enfim, chinesices...

    Braça à Porto Grande,
    Djack

    ResponderEliminar
  5. Destas coisas percebe o Djack mais do que nós. Apreciei a entrevista dada pelo arquitecto Souto Moura. Curiosamente, no ponto de vista de um leigo como eu, causa-me admiração que linhas arquitectónicas tão lineares na sua simplicidade lhe tenham merecido preferência.

    ResponderEliminar