Alcinda Silva: ” apesar de estar empregada …passamos fome”
Esta realidade faz parte da vida de Alcinda Silva de 34 anos, mãe de 2 filhos e empregada doméstica: “ganho 10 mil escudos, mas o dinheiro é todo contado, não dá para cobrir todas as minhas despesas”. Pagava renda, mas com a situação financeira precária, fez dois quartos de tambor: “fiz a minha casa, onde nos dois quartos faço tudo, porque pagava 5 mil escudos de renda e estava com muitas dificuldades, principalmente com a renda sempre em atraso”.
Questionada se não tem ajuda do pai dos filhos, ela declara: “cada um tem o seu pai, mas nenhum sustenta os filhos, sou mãe e pai dos meus filhos, todas as despesas ficam nas minhas costas, é escola, vestuário, comida, saúde, enfim tudo o que uma criança precisa”. E ainda acrescenta: “o pai do menor dava-me dinheiro, mas desde que nos separamos deixou de dar dinheiro há quase cinco meses”.
Para ela, uma frase que nunca pensou utilizar mas que agora usa sempre: “muitas vezes, passamos fome”. Além do salário no final do mês, ela conta com a ajuda dos vizinhos porque segundo ela, ”os vizinhos vêem que ela luta sem medida para cuidar dos filhos e dar uma boa educação”. Alcinda e os filhos já dormiram muitas vezes sem comer, mas ela tenta sempre arranjar algo para comerem mas, se não conseguir, os filhos de sete e de dez anos, dormem de barriga vazia.
A mindelense enfrenta muitas dificuldades para criar os filhos e, ultimamente, começou a fazer pastéis, croquetes e iogurtes, para colocar nalguns estabelecimentos para ver se factura mais algum dinheiro, porque segundo ela, “quando ganho 100 escudos por exemplo, já consigo comprar um pão para os meus filhos jantarem. Ao contrário de muitas pessoas, eu janto pão e chá”.
Ela diz que os patrões não a conseguem ajudar porque também estão a passar por dificuldades financeiras.
Este é o retrato da situação vivida por inúmeros são-vicentinos mas, ainda assim, muitos pensam que em São Vicente ninguém passa fome, mas sim dificuldades.
Colaboração de
Adriano Lima
Sem comentários:
Enviar um comentário