Páginas

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

(6388) - POEIRA DO TEMPO...


LINCOLN EM GETTYSBURG
 
Discurso proferido por Abraham Lincoln em 19 de Novembro de 1863, na cerimónia de inauguração do Cemitério Militar de Gettysburg, no local onde se tinha dado a batalha do mesmo nome.
O  Discurso de Gettysburg é um dos grandes discursos proferidos na língua inglesa, é o mais conhecido discurso de Lincoln, possivelmente o mais importante presidente americano, e um discurso político essencial para a história americana e da democracia ocidental. É tido como um verdadeiro poema em prosa.
O assunto principal do discurso é a nova Democracia a instituir após a Guerra Civil, com a participação dos negros libertos da escravatura, não sendo preciso mais do que reafirmar os objectivos do sistema político criado com a Revolução Americana de 1777: “Um governo do povo, pelo povo e para o povo, consagrado ao princípio de que todos os homens nascem iguais”
"Há 87 anos, neste continente, os nossos antepassados doaram ao mundo uma nova nação concebida na liberdade e baseada no princípio de que todos os homens foram criados iguais.
Estamos hoje envolvidos em uma grande guerra civil que provará se esta nação ou qualquer outra deste modo concebida pode perdurar.
Encontramo-nos, neste momento, num dos grandes campos de batalha desta luta, e queremos consagrar uma parte deles à última morada dos que aqui sacrificaram a própria vida pela existência do país.
É justo que o façamos, porém, num sentido mais profundo, não nos compete abençoar ou consagrar este solo.
Os heróis, vivos ou mortos, que nele pelejaram, já o santificaram a tal ponto que as nossas fracas forças nada lhe podem acrescentar nem tirar.
Mais tarde, o mundo esquecerá o que hoje foi dito aqui; todavia, jamais poderá olvidar os feitos de que este campo foi teatro.
Cabe-nos, a nós, vivos, dedicar-nos à continuação da obra  que os combatentes aqui iniciaram.
Compete-nos realizar a sublime tarefa que esses grandes mortos nos legaram, e com crescente espírito de sacrifício. levar à vitória a causa que aqui os fez exaltar o derradeiro alento.
Cumpre-nos fazer que esses homens não tenham tombado em vão, que, com o auxílio de Deus, a nação assista ao renascimento da liberdade, e que o governo do povo, pelo povo e para o povo jamais desapareça da face da terra.”
 
ABRAHAM LINCOLN
19 de Novembro de 1863
Cemitério Militar de Gettysburg
Pensilvânia, Estados Unidos da América
Colaboração de Adriano Lima
 
 
 
 
 
 
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário