Páginas

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

(6489) - TRAGÉDIA EM 4 ACTOS...



Personagens: Exigente e Confeiteiro

Acto I
EXIGENTE: -- Eu queria que o senhor me fizesse um bolo de creme e chocolate, mas com um modelo bem bonito e meu nome em cima: Meu nome é José. Queria que o nome fosse cercado de rosas verdes.
CONFEITEIRO: -- Sim, senhor, pois não. O senhor vai ficar satisfeito com o nosso trabalho.
EXIGENTE: -- Quanto custa?
CONFEITEIRO: -- Trinta mil cruzeiros.
EXIGENTE -- Está bem. Quando fica pronto?
CONFEITEIRO: -- Amanhã de manhã.

(Desce o pano)

Acto II
EXIGENTE: -- Mas realmente ficou uma beleza! Tem apenas uma coisa: o jota minúsculo. Eu queria um jota maiúsculo. O senhor vai perdoar mas...
CONFEITEIRO: -- Desculpe, o senhor não explicou. Mas aqui nesta casa o freguês tem sempre razão. Amanhã de manhã o senhor terá o seu bolo.

(Desce o ano)
Acto III

EXIGENTE: -- É lamentável! Outro maravilhoso trabalho posto fora! Eu disse claramente rosas vermelhas!
CONFEITEIRO: -- Chi! É mesmo! Mas não faz mal o senhor pode vir amanhã e prometo que terá o bolo exactamente como deseja.

(Desce o pano)

Acto IV

EXIGENTE: -- Puxa, ficou realmente perfeito. Exactamente como eu pedi! Magnifico!

CONFEITEIRO: -- Então posso embrulhar?
EXIGENTE: -- Não! Não! Eu vou comer aqui mesmo!

(Cai o pano, rápidamente)

MILLÔR FERNANDES

11 comentários:

  1. ahahahahaha, o Djosa de nha Bia é o maior. Ele bem disse que é José, não mentiu, mas só a gente sabe que é o impagável Djosa. Esse tipo é mesmo mindelense.

    Braça para o Arroz e para o Djosa,
    Djack

    ResponderEliminar
  2. Só desculpo esta confusão de Djosas pelo empolgamento do Djack pelo 3º Aniverdsário do PdB que, pelos vistos, lhe está a afectar o discernimento...

    ResponderEliminar
  3. Qual discernimento, qual carapuça, é ele, o Djosa de nha Bia que já montou uma pastelaria dentro do Plurim de Virdura, chamada Bolim d'Creme c'Tchuclate, mais conhecida pela sigla BCC e que está a ter um sucesso do diabos no Mindelo com filas que vão até Lajinha. Um mês depois da abertura, também começou a haver filas enormes do Hospital Baptista de Sousa até à Baía das Gatas, de pessoas que querem fazer a sua marcação na consulta de diabetes, mas isso ainda é o menos, pois essas mesmas pessoas alternam dias pares nessa fila com dias ímpares na outra. Há que referir, para terminar, que o Djosa fez fortuna em pouco tempo e que está em negociações com o dono do Arrozcatum (isso não diz este, devido ao secretismo da operação) para adquirir o blogue que passará a designar-se "Docim de papaia c'queje fresque".

    Braça com espionagem comercial,
    Djack

    ResponderEliminar
  4. Abstraíndo-me de todos os restantes "disparates" não repugno a mudança de título, pois doce de papaia c'queje de Buvista ê más que sabe...

    ResponderEliminar
  5. Gostei de ler esta pequena peça em 4 actos, que é tão saborosa quanto o sofisticado bolo. O Djosa é que anda "trivide demaz, sempre ta metê bedelhe em tude", cunvincide qu'el panhá carta d'alforria de mon de Djack de Cuptania pa fazê tude espece de desafor e esproposenteza na tchon de Soncent. Enton, desde que Obama telefonal, ele convencê qu'el podê abri calote em tude butequim, tá pagá rodada pa tude gent cunvincide que cheque de Merca ta ba cubri tude e maz algum cosa"
    Estou a ver que o ARROZCATUM só se vai livrar dele quando for passar uns dias no xadrez lá para os lados do "plurim de pexe".

    ResponderEliminar
  6. Senhor Adriano Lima

    Eu, policia desta comarca de Sanvicente posso garantir que estou com olho nele, não devendo tardar nadinha que leve esse meliante desordeiro que dá por nome de Djack de Cu ptania preso para a estação, assim logo o apanhe no flagrante de litro... Podemos não tarda nadinha vê-lo carregar aquelas celhas na ladeira de fortim...

    Um respeitoso abraço
    Guarda nº 15 Raspa. .

    ResponderEliminar
  7. Ó Raspa, guarda dos meus tempos de menino e moço. Há quanto tempo, amigo!...
    Pois prenda os "mnin buzod", que eles às vezes nos fazem a cabeça em água. Mas só por 1 ou no máximo 2 dias, para que aprendam que desaforo também tem limite.

    ResponderEliminar
  8. Raspa, meu amigo: será que já se pode fazer ajuntamento de mais do que um?!

    ResponderEliminar
  9. Sim senhor, senhor Zito Azevedo de Drogaria e filho do senhor seu pai ourives de muita consideração,
    Afirmativo, já pode ajuntar grupos de mais de que um agora nós não podemos proibir as liberdades individuais dos indivíduos.

    Por favor, não lembre a essa gente daí aquela minha celebre ordem ( quando foi o desastre de D. Lívia Leão na Praça Nova) - " Vamos andar! Quem vai para cima vai para cima, quem vai para baixo vai para baixo, na mesma proporção"
    Gostei muito de responder ao senhor Zito e fico às suas ordens para mais esclarecimentos.
    Boa noite e felicidades nessa boa terra que não tenho o prazer de conhecer, talvez um dia!

    ABraço
    Raspa guarda nº 15

    ResponderEliminar
  10. Zito, antes de mais, bem vindo seja o nosso saudoso Raspa. Está-se mesmo a ver que tem nele um vigilante de peso. Oxalá permaneça com assiduidade por estas bandas, passeando para cima e para baixo no seu giro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Raspa era uma figura digna de registo... Agente da autoridade consciente, era circunspecto, respeitoso e afávelmente eficiente...Ficaram célebres algumas das suas tiradas num português algo arrevezado mas perfeitamente entendivel...Era um dos raros policias que merecia a classificação de simpático, como o também célebra TRINTA...Boa gente!

      Eliminar