Este é, provavelmente, o alimento (!) mais dispendioso do Mundo...Trata-se de TRUFA BRANCA, caracteristica da região de Alba, em Itália, onde cresce a 30 ou 40 centímetros de profundidade, à sombra de um certo tipo de carvalhos...São usados cães e porcos (!) especialmente treinados para farejar o esquivo manjar que os "caçadores" vendem a preços que oscilam entre os 4.000 e os 10.000 dólares americanos, por quilo, consoante o tamanho. Recentemente, uma Trufa gigante com 1,5 quilo, leiloada internacionalmente, foi arrematada por um "guloso" de Macau pela bagatela de 330.000 dólares!
Não faço a mínima ideia de qual seja o sabor da coisa!...
P.S. - A Trufa é um fungo da famíla dos tubérculos.
Já não era sem tempo....
ResponderEliminarA primeira vez que saboreei este verdadeiro manjar dos deuses ( come-se há mais de 3 mil anos)foi no Restaurante : Adagawa - Tóquio / 5.000 USD dose .
A trufa tem um sabor inexplicável.: uma pitada de inhame com um ligeiro perfume a mandioca das remotas machambas da Patagónia...
A trufa exige um cortador especial, com laminas ultra finas, por quanto mais fina for cortada, o sabor é mais intenso. A espessura ideal é a de uma folha de papel.
Combina muito bem com massas, risotos e ovo frito.
O prato predileto de (nós) apreciadores é o ovo "All occho de bue", pois reúne a simplicidade do ovo com a exuberância da trufa...
Bom apetite.
Disto nunca comi. Talvez um dia...
ResponderEliminarVenham até a Franca ver como é que é. O acepite é caro e quem tem um terreno propicio tem uma galinha de ovos de ouro e não pia.
ResponderEliminarFaz um ano e meio (mais ou menos) um proprietàrio apanhou um ladrão roubando no seu terreno. Matou-o logo e todos apoiarem. Tanto mais que o meliante era dos que vivem do alheio e nunca mais guardaria o segredo.
A justiça foi clementissima e ninguém reclamou.
Senhoresm orrerei sem conhecer o sabor!
ResponderEliminar