Da ScoutWiki
"Em Portugal, o escutismo surge, via Hong Kong e Macau em 1911, sendo constituída a Associação dos Escuteiros de Portugal em 1913, e em 1923 o Corpo Nacional de Escutas — Escutismo Católico Português. Por esta associação, chega às então províncias ultramarinas portuguesas: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste."
Esta informação, colhida da ScoutWiki, não joga com a legenda da foto publicada no Post Nº 6660, segundo a qual a primeira experiência no campo do escutismo, em Cabo Verde, se deveria ao Cônsul da Inglaterra, em S. Vicente, por volta de 1913... Esta data coincide com a criação da Associação dos Escuteiros de Portugal e a ScoutWiki remete para dez anos mais tarde a criação do Corpo Nacional de Escutas que seria o responsável pela introdução do escutismo nas então Prolvincias Ultramarinas, incluindo Cabo Verde...Em que ficamos, afinal? Têm a palavra os Historiadores!
Eu "estoriador" opino: - Antigamente, como hoje, existiam várias organizações do tipo Escuteiro, actuando em paralelo e com estatutos idênticos..
ResponderEliminarFinalmente: - 1913 - é a data da emissão da revista onde sas imagens/texto..foram recolhidas , lá não indica o ano da fundação do Boy-S.
Dá pra entendê?
o estoriador licenciado na U de Massamá
Arthur M.
Mas, se em 1913 já existiam os b.s. mindelenses não podem ser os mesmos que a ScoutWiki reporta como tendo sido "inaugurados" em 1923, dez anos depois da data da revista...Portanto, não dá para entender a não ser que uma das informações não está correcta, provavelmente a do ScoutWiki...
ResponderEliminarSobre isto não opino porque não sei. Mas é bom saber estas coisas.
ResponderEliminar