Páginas

terça-feira, 18 de março de 2014

[6680- O EDEN-PARK (?) DO FUTURO...


PARTE POSTERIOR DO PROJECTO DE REMODELAÇÃO DO EDEN-PARK...
Não se percebe bem se o enorme edificio está a pousar ou a levantar vôo...
Colab. Jose F, Lopes
 

7 comentários:

  1. De cada vez que me viro para este assunto e cheiro a coisa, ela tresanda a dinheiro...pffffffff, aquele cheiro das notas novas (ou mesmo o das velhas que também exalam odores cifronescos) que não tem graça nenhuma. Aliás, o dinheiro é coisa boa que todos gostamos de ter mas a maior parte das vezes cheira mais que mal. E então quando cheira a tijolo e cimento, nem se fala...

    Braça à pato-bravo,
    Djack

    ResponderEliminar
  2. Isto é que é Mindelo futurista. O resto são histórias. Tudo o que é velho deve desaparecer para dar lugar aos novos

    ResponderEliminar
  3. Com a demolição deste edifício é mais um bocado da história desta cidade que desaparece. Depois do monstro de viro e metal que substituiu um dos prédios mais emblemáticos da cidade a Casa Adriana para dar lugar ao Centro de Saúde agora é o memorável prédio que representava o ex cinema Eden Park a ceder o seu lugar para este 'monumento ' da arte post moderna. Um dia havemos de precisar deste prédio e diremos ah se soubéssemos! Mas não foi sem avisar. Decididamente não se pode para o 'progresso' em Cabo Verde ao ritmo desta agenda das transformações.

    ResponderEliminar
  4. Pior que o comportamento dos "patos-bravos" é o da Sociedade Civil, que assiste pávida e serena a toda esta "cena"! O resto é pilim...pilim...e pilim!

    ResponderEliminar
  5. Dá-me a impressão que querem fazer um "matching" entre o gosto dos mindelenses pelo carnaval (andores) e o novo estilo do edifício com o intuito de os agradar. Me parece um jogo com o subconsciente dos mindelenses. Este andor não se coaduna com a envolvente. Cabe à CMSV decidir e não deixar ser levado. Vamos a ver se passa o teste.
    Matrixx.

    ResponderEliminar
  6. Centro Histórico do Mindelo elevado a Património Nacional
    19 Janeiro 2012
    O centro histórico de Mindelo é agora património nacional de Cabo Verde, anunciou esta quinta-feira, 19, aos vereadores e presidente da Câmara Municipal de São Vicente, o director desta área do Instituto da Investigação e do Património Culturais, Jair Hamilton.
    Com esta classificação a cidade do Mindelo passará a usufruir de um plano de preservação legal e valorização do seu património, que tem interesse histórico, arqueológico, artístico, científico e social, a ser elaborado em conjunto pelo Estado, autarquia e munícipes.

    O anúncio ao povo mindelense será feito no domingo, 22, dia do município de São Vicente, por Mário Lúcio Sousa, ministro da Cultura, durante a sessão solene em comemoração dos 550 anos de descobrimento da ilha do Porto Grande.

    Além de Mindelo, neste ano também serão classificadas como património nacional a zona do Plateau, na capital Praia, a cidade de Nova Sintra, na ilha Brava, e a Baixa de São Filipe, no Fogo. Classificações que resultam do inventário do património nacional feito em 2011 pelo IIPC.

    Tendo em conta esta notícia acho que não se pode violar a traça arquitectónica da cidade. Onde pára a CMSV e o IIPA?

    Matrixx

    ResponderEliminar
  7. Está mais que visto que esse mamarracho é absolutamente incompatível com a zona histórica do Mindelo. A Câmara não terá outra solução senão chumbar o projecto. mas não está numa posição fácil porque a sociedade local não está sensibilizada para as questões culturais, como se viu com o caso da demolição da Casa Adriana. E chumbando o projecto, de duas uma, ou o arquitecto cairá das nuvens para aterrar no chão da realidade mindelense ou então o edifício continuará por aí abandonado. Mas com boa vontade e sentido de responsabilidade cívica até poderá ser encontrada uma solução intermédia, sendo que a questão central se prende obviamente com o dinheiro. Que a Câmara não tem.

    ResponderEliminar