Páginas

terça-feira, 18 de março de 2014

[6679] - "KOBE" - O BIFE DOS 900 EUROS...



O bife com batatas fritas sempre foi um culto em qualquer civilização que se preze, porém em Nova Iorque, nos EUA, este culto pode hoje custar 900 euros o prato.

Chama-se Waygu, vulgarmente conhecido como "bife de Kobe". Originário do Japão, e comercializado na América após a autorização de importações nipónicas em 2005, este bife tornou-se a nova iguaria da alta cozinha mundial. Em restaurantes como o "Nello" em Madison Avenue oscila os preços entre 600 e 900 euros o prato com este bife, estes avultados valores explicam os chefs deve-se ao sabor único, visto ser uma peça com uma distribuição uniforme de gordura pela carne o que a torna incrivelmente tenra, macia e intensa.

Desde celebridades aos Golden Boys da bolsa de valores todos não olham aos custos (para quê?) repetindo quase semanalmente estes pratos... Restaurantes abrem em Times Square com nomes com "KobeClub", os pratos não apresentam mais de 400 gr deste bife mas os preços não param de aumentar com a procura. Uma curiosidade é o facto de o hámburger mais caro do mundo, que custa 80 dólares, possuir no seu interior Waygu.

Apelidado no Japão de "ouro vermelho", a sua venda disparou, e outros países como o Brasil e os EUA passaram a produzir esta raça bovina em grande escala.

O Rolls-Royce das Carnes...
Uma iguaria única. Um Kilo da mais tenra carne bovina pode custar mais de 1000 dólares. Tal factor provêm da mais raça pura de carnes Waygu cruzados entre si por uma linhagem bem definida, os animais da raça wagyu têm aparência mais atarracada e a superfície do corpo possui uma pelagem mais densa do que a dos bois criados no Ocidente, acumulando o dobro da massa gorda dessas raças.
O waygu foi um acidente da natureza. A sua gordura espessa, penetra com a idade na carne, homogeneizando tornando a carne divinal. Para aperfeiçoar esta carne os criadores japoneses têm o maior dos cuidados em manter estes animais imóveis, fazendo-lhes massagens diariamente, colocando música clássica para diminuir o stress, e alimentando-os com cereais, cerveja e saquê, ou seja, simplesmente surreal.
 
Fonte - Blog "ArroZ e BatataZ

3 comentários:

  1. Sim, sim, estive no Nello há semanas, mas não me esqueço de que na ementa, por baixo do título e em letras pequeninas diziam que o preço dava direito a internamento gratuito para cura com atorvastatina anti-colesterólica. Aliás, os clientes do maravilhoso Kobe são grande frequentadores das clínicas de cardiologia. Parece que para aumentar as vendas, o Nello já oferece o internamento na Cardiovascular Care em Manhattan.

    Braça a esbracejar agarrado à máquina auriculo-ventricular,
    Djack

    ResponderEliminar
  2. Uma boa posta de carne "Mirandesa" tem o mesmo gosto... Como o divino Mestre sabe o bicho mirandês é criado com pastagens biológicas, ouve música do Quim Barreiros e é massajado com " Cabeça de Burro" ... Não ouve nem vê TV nacional.. Não vai à "bola" , enfim o tal bicho kobe é descendente do mirandês... Foi levado pelos navegantes portugueses aquando dos "cruzeiros" pelo Oriente... e, como bom português que é... foi a terra e ( vai disto) assim nasceu o Kobe Mirandês japonês.

    ResponderEliminar
  3. Pois, pois...Enquanto vocês gozam com o assunto os criadores de gado Wagyu vão enriquecendo! Bem como os fabricantes da sinvastatina, talvez...
    Abraço super-proteico,
    Zito

    ResponderEliminar