Páginas

sexta-feira, 21 de março de 2014

[6702] - DE NOVO, A NOVA AREIA DA LAJINHA...

Prognóstico:
Daqui a menos de dois anos esses "sedimento marinho - meio biogénico, meio argiloso" amplificado com as chuvas atingirá um nível de compactação que daqui a 10 é simplesmente arenito em progressão; o leite esse é impacto que demorará não sei quantos...Informo que tenho alguém na MOAVE a fazer fotos da praia semanalmente dum ponto fixo no alto.
Mitigação:
 1-Remover com maquinas, nessa praia artificial, uma camada de 30-50cm e tentar nivelar um pouco; a pendente está invertida...usar esse material retirado para outro fim útil na cidade.
 
2-Recorrer à draga de novo (novos custos) e ir colectar agora sim areia granular geológico nos bancos a sul da ilha (1 Nm de São Pedro) entre os 50-150m de profundidade em impactos significativos. essa areia antiga depositada por esse vale em milhares de anos é boa e a praia submersa de São Pedro não precisará dela. essa será a nova areia da praia da Laginha.
 
3-A forte pendente na interface criada poderá ser atenuada/suavizada da seguinte forma: depositar na praia submersa uma duna perpendicular a 30m da linha de costa com essa nova areia. A Dinâmica ou Processos Costeiros trata do resto, basta saber o período exacto do ano para fazer isso, e para que o vector resultante do movimento granular seja no sentindo da praia e não se perder para baixo. tudo à luz da Dinâmica Costeira.
Eu,  pessoalmente não meto os meus pés ali nessa praia para nada (talvez passear para ver "coisas" bonitas distendidas ou a desfilarem); essa praia foi a maior agressão que eu já vi ness Kabu Verdi di esperança...
Tragam este Senhor Catedrático a Mindelo, ele resolve a questão seguramente http://w3.ualg.pt/~jdias/
Cpts,
Rui Freitas (marine biologist)
University of Cabo Verde
DECM/UniCV, CP 163 Mindelo
São Vicente – Cabo Verde
Mobile: + (238)9918909
http://ruifreitas.info/

Sem comentários:

Enviar um comentário