Páginas

quarta-feira, 26 de março de 2014

[6723] - I R O N I A ?! ...



CABO VERDE VAI TER UM MUSEU DA DIÁSPORA... 
O Ministério das Comunidades (MC) vai criar o Museu da Diáspora num edifício disponibilizado esta quarta-feira, 26, pela Direcção Geral do Património e de Contratação Pública (DGPCP). De acordo com uma nota do MC, o principal objectivo dese museu é a recolha, organização e divulgação de elementos determinantes na história da emigração cabo-verdiana.
"A própria diáspora é convidada a participar neste processo de criação do seu museu, espaço que se pretende dinâmico e de verdadeira interacção entre os cabo-verdianos, residentes e não residentes nas ilhas", diz a nota.
 Ainda segundo o MC, a história de Cabo Verde está marcada, desde o início, pela circulação de pessoas. "A riqueza da nação cabo-verdiana se deve, em grande parte, ao cruzamento de diversas culturas nas ilhas e pela abertura dos cabo-verdianos ao mundo. A história da emigração cabo-verdiana precisa de ser cada vez mais conhecida e valorizada". Por existir um grande número de pessoas espalhadas na diáspora cabo-verdiana, existe também "um manancial de informações, de materiais, de histórias de vida, dignos de registo. A história geral de Cabo Verde tem uma grande influência da emigração, devendo esta ser estudada, divulgada e valorizada, como parte integrante da nação cabo-verdiana". CG
 
in A NAÇÃO
 
Nota da Gerência - Teria sido preferivel não publicar a foto em que a única coisa em bom estado é um sinal de trânsito de proibição...Haverá orçamento para as obras? Sendo de traça caracteristica o imóvel parece, no entanto, ir desabar a todo o momento...Será que vai ser demolido e substituido por uma montra de vidros cinzentos? O título deste Post foi sugerido pelo amigo Val!

6 comentários:

  1. Pela tendência que se tem visto, este edifício é mais um pardieiro, logo, com morte anunciada.

    ResponderEliminar
  2. Esperemos para ver...

    Braça com relóge,
    Djack

    ResponderEliminar
  3. Amigos voltamos sempre ao ponto de partida do nosso debate a valorização do património. Este prédio ainda não está na mira dos modernizadores? Por outro lado é o efeito de anúncio com trombetas que me choca. também associar o anúncio a um prédio em mau estado não é de bom agoiro para um Museu

    ResponderEliminar
  4. Uma achega ao sr. arquitecto "Passaron Azul":

    ... Antes de cozinhar mais uma "azulada," lembre-se que pode demolir o interior, preservando o exterior ( fachadas)... Vá por mim..!
    Para começar o acervo do Museu... seria interessante convidar um arquiteto "diasporiano" para conceber a planta!

    ResponderEliminar
  5. Começam as danças costumeiras de propaganda eleitoral. Só que o desacerto dá cabo de tudo. De museus muito precisamos sobretudo se forem sobre temas relativos aos lugares. Mas isto sempre foi negligenciado pelas autoridades (tanto centrais como municipais) por nunca terem visto a importância que um museu (ou simplesmente "casa" tem para lugarzim quanto mais para uma cidade.
    Agora querem abrir na Praia um Museu da Emigração. Ora bem, não vou repetir que tudo é sempre na Praia mas, lembrar aos que avançam a ideia que, antes de Santiago, a Brava (para a América), o Fogo (idem), S.Nicolau, Sto.Antão (para o Luxemburgo), S.Vicente foi a eleita para as saídas de todos os filhos de Cabo Verde para as Sete Partidas do Mundo.
    Pondo cada coisa no seu lugar, dou um louvor à sugestão mas não misturemos alhos com bugalhos ou uma djigacida. Contemos as Historias como elas devem ser contadas.

    ResponderEliminar