Páginas

quinta-feira, 27 de março de 2014

[6724] - SUBSÍDIOS PARA A HISTORIA DAS CONSERVAS EM CABO VERDE...



A história da SUCLA – Sociedade Ultramarina de Conservas / S. Nicolau

Contada pelo seu proprietário, Joaquim Spencer:
…”-- A origem desta fábrica pode dizer-se que remonta aos anos de 1898. Naquela data, houve um grupo de portugueses aventureiros que andaram por aqui a pesquisar. Bem, acontece que esse grupo não conseguiu levar a empresa para a frente. Mais tarde, em 1930, há um sobrevivente desse grupo, chamado de José Aguiar Nascimento que decidiu ir a Lisboa à procura de alguém que lhe financiasse a montagem de uma fabriqueta de conservas de atum. Esse tal José Nascimento foi bater à porta de um ferro velho, (1) lá em Portugal. Os donos ouviram-no e ficaram impressionados com o projecto e daí arranjaram-lhe capital.
Mas…
-- Só que decorreu cerca de um ano e o José Aguiar nada disse aos investidores. De maneira que ouve um deles que veio a Cabo Verde ver o que se passava. Quando ele chegou cá viu que não havia nada feito, fábrica nenhuma e que o homem tão pouco tinha dinheiro para lhe pagar o empréstimo. Conversa dum lado, conversa de outro, chegaram então a um entendimento de injectarem mais dinheiro para porem a fábrica de conservas a funcionar em Tarrafal de Monte Trigo, Santo Antão As coisas voltaram a não correr bem, e o tal dono do ferro velho acabou por ficar com a fábrica, que lá começou a trabalhar em 1931. Em 1933, o dono veio aqui ao Tarrafal de São Nicolau e mudou-se para aqui. Veio com latas, com máquinas e instala-se aqui. É Assim que a Ultramarina aparece em 1935”.

Por gentileza do Expresso das Ilhas
N.R. ( 1 ) O sucateiro investidor: António Assis Codório – Nome presente nos rótulos das latas de conserva de atum.

Pesquiza de A.Mendes

 

3 comentários:

  1. Que saudades tenho desse verdadeiro atum! Lembro-me que quando a minha mãe comprava esse atum para o nosso arroz "branco-albo", só precisávamos de uma pequena quantidade do azeite Galo para um saboroso jantar :) Já lá vão uns bons anitos!

    ResponderEliminar
  2. FELIZMENTE, AMBOS CONTINUAM A EXISTIR - O ATUM E O GALO...
    Abraço...

    ResponderEliminar