Páginas

quinta-feira, 27 de março de 2014

[6726] - PRAIA PERIGOSA ...

ESTA PRAIA É PERIGOSA...ESTA AREIA CONTEM INERTES {POZOLANAS (?)}, PREJUDICIAIS Á SUA SAÚDE...ONDE ESTÃO OS RESPONSÁVEIS? ...VAI A CULPA MORRER SOLTEIRA, DE NOVO?
 

PRAIA DA LAJINHA
MINDELO - S.VICENTE - CABO VERDE
 

9 comentários:

  1. Amigos A Nova Laginha tem estado muito falado ultimamente nos blogues e no facebook. Há cerca de duas semanas Rui Machado escreveu um artigo que é um autêntica alerta sobre os perigos desta nova praia e que deveria merecer reflexão de muitos mindelense e caboverdianos.
    A Laginha é um novo elefante branco agora caído morto nesta saudosa Praia da Laginha: a isto chamo política desenvolvimentista. Tudo vale. Eu disse publicamente na altura e escrevi 3 artigos no Liberal Online e Notícias do Norte alertando para todos os perigos que constatamos hoje, mostrando que seria um enorme barrete que iam enfiar na cabeça dos mindelenses. Uma obra deste género para uma única praia disponível aos sanvicentinos da cidade tem que ser bem estudada, debatida, prós e contra, tudo 'pesadinho' na balança para a difícil decisão final, pois o estragos são irreversíveis. Mas os políticos de CV pretendem saber tudo, A política espectáculo das obras anunciadas com trombetas falam mais alto. Da Praia chegam caixeiros viajantes anunciando com pompa e circunstãncias e de trombetas na boca obras que vão salvar S. Vicente e o que constatamos está constatado!!!! Resultado os mindelenses caem como anjinhos nestas armadilhas eleitoralistas. O diabo é que muitos mindelenses já não pensam com a cabeça e sempre que aparecem pessoas a apontar os contra de certas iniciativas ouvem-se as declamações de sempre 'Oh gent bsot eh contra progress de nos terra' . Mas eu respondo-lhes 'Give me a break' e já começo a questionar toda a falácia que nos têm contado aos longo de todos estes 40 anos' mas de que progresso estamos a falar, quando temos assistido e constatamos destruição do pouco que havia e temos o espactáculo de elefantes brancos um pouco por toda a ilha'? Qualquer dia falar de obras em S. Vicente será como 'falá na bjon prontá pau' será o susto e ninguém mais acreditará. A laginha é um novo elefante branco agora caído morto nesta saudosa Praia da Laginha'. Mas eu digo uma coisa agora que aguentem os mindelenses, pois enquanto não destruírem aquela ilha por completo não param e já falta pouco, pois psicologicamente já está!!!!! o resto virá por acréscimo. Eu jóvem em 1974 que deu vivas à independência e saudou a 'onda de libertação' na nossa ilha já digo por favor dê-nos o nosso voto de confiança de volta!!!! pois prefiro a minha pacata cidade e ilha a esta trama toda

    ResponderEliminar
  2. Esta é uma das praia da minha infância e como tal só me traz boas recordações. Fico triste com esta notícia e mais triste ainda, por a maioria dos mndelenses não se estar a dar conta da gravidade da situação.:(

    ResponderEliminar
  3. É absolutamente incompreensível como não se previu o que ia acontecer. Onde estiveram os geólogos e os ambientalistas?

    ResponderEliminar
  4. Este é o resultado de soluções politicas para problemas técnicos...Pretendeu-se fazer, em poucas semanas aquilo que necessitaria de muitos meses de estudos, com o recurso, se aconselhável, ao Laboratorio Nacional de Engenharia, como os brasileiros fizeram, há anos, para regularização da margem marítima da Avenida Atlantida, no Rio de Janeiro, com os resultados que estão à vista...Falta de perspectiva e de sentido de Estado!

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o que é dito pelos que já comentaram. A questão que agora se coloca é a dos custos para reverter a situação, o que deve servir de lição aos que aproveitam obras de interesse público para a sua promoção política.

    ResponderEliminar
  6. Esta faz-me lembrar aquela obra dum "presidente de camara de SV , que asfaltou a rua de telegrafo com um camada de "cultura" de riba de pedra cheia de sebo...!

    Pelo menos, tentou!
    ...
    Tenho uma raiva a esse pó ...
    O meu primeiro "emprego" foi na obra do cias acostável, como "chefe" de armazém de cimento e pozolana... Os sacos chegavam de S, Antão todos arrebentados...Resultado: tínhamos de usar lenço na boca e tomar 3 banhos na lajinha!

    Uma curiosidade histórica à volta do desembarque de cimento e pozolana: - O transporte dum cais improvisado era feito à cabeça de mulheres... À porta do armazém estava um funcionário "carregado" de moedas de 20 centavos... quanto era pago por cada saco ...
    À boa moda de Sancente umas gozavam com os engenheiros... "Ó senhor engenhero Valvez, à no verá branco..você tem de pagá nós 50 centavo..."

    ResponderEliminar
  7. Também sou adepto confesso da Laginha, mas atenção: quem fez este estudo? onde estão estes resultados publicados? de que tipo de pozolana estamos a falar? de quanta pozolana estamos a falar?
    Desculpem-me, mas a minha formação ou deformação profissional, leva-me a questionar tudo e a tentar ver as coisas por um prisma científico, prático e desprovido de emoção... depois então...!!
    Alguém me pode dar estas referências???
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JÁ TE MANDEI POR E-MAIL DOIS ARTIGOS SUBSCRITOS POR QUEM SABE DAS COISAS...
      Abraços...

      Eliminar
  8. O guarda nº 476.9/23 de nome de crisma Raspa, garante que a praia dita de lajinha ( Fundo da ladeira do 23) está adentro dos parâmetros de segurança da República, pelo que srs banhistas utentes podem tomar o seu banho na boa vontade, sendo aconselhável untar o corpo com detergentes anti pozolamicos... á venda na Casa Djosa ( Afilhado do sr Djack de captania)

    A bem dos banhos

    Raspa

    ResponderEliminar