Páginas

segunda-feira, 21 de abril de 2014

[6822] - POEIRA DO TEMPO...


CARTA DE UMA MULHER A SEU MARIDO EMBARCADO EM BALEEIR O

 

“ Meu quirido esposo da minha triste coração.
Receber onte sua carta que Narciso trazer e incommenda que me mandei, desejar saúde e fortuna . Eu ficar bom e nós filho.Minha marido, dentro da minha peto tenho na meu coração, uma lambique de prata, de palmanhã estar ferbendo cudado de tarde estalin sodade. Senhor eu tem muito que dizer mas senhor só de nha boca pa de sel, mas pacencia, dentro da minha peto in tem 24 gabetinha abrir com sodade fichar com cudado, in tem tanto sodade dél cumá conto fodja tibe num albre, sodade é ambre é tambre é doce é sucre é mel, ma pacencia só cu boca terá fim, in terá tanto sodade dél Cuma oquê el tã subi na mastro de meio e cu ta subi na altura de Barros branca ai triste bida d’uma mudjer sem sê marido, mas in stâ rezando brija Maria pa trazeme e pa nu bem gozar nós casamento, se Deus prometer estou no “cutelo Longavulonga” qui ca tem sono pa dormir, ai sele ai sodade qui acima é Deus, baxo de Deus é Senhor que é minha Pai e mais tudo, carta que tenho mandado é desenove, cum agora eu mandar um garrafa de ago de chero de Lavadura e um saco com mil quilidade de ramo, ter tanto sodade Cuma canto estrella ter na ceo cuma pexe ter na mar cum quanto pancada mar ta dei, ai mar de sodade, ai mar de baleia, desta sua mudjer de vida unte a morte.
 
Cidade do Mindelo, de S. Vicente de Cabo Verde, 31 de Julho de 1884

Fonte: ”Breves Estudos Sobe Creôlo Das Ilhas de Cabo Verde”
 
Pesquisa - A.Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário