Páginas

segunda-feira, 28 de abril de 2014

[6842] - LAJINHA ENIGMÁTICA...


Mal coloquei a vista sobre esta foto, gentilmente cedida pelo velho amigo Manuel Marques da Silva (Manél de Nhô César...) algo me cheirou a esturro...Pergunto a mim mesmo, e espero que alguem tenha uma resposta, a que se deve a nuvem branca que mancha o azul do mar a partir do novo areal que, aliás, parece continuar solenemente despido de banhistas...Alvíssaras!

5 comentários:

  1. Zito Esta mancha toda que tu vês são sedimentos finos resuspensos ( a tal pozolana? misturada com areia fina) a boaiar. As ondas de maré ao se espraiarem provocam correntes de retorno para o largo que resuspendem essas areias e as transportam para o largo. Não recomendo crianças e idosos aventurarem-se nesta Praia, somente nadadores experimentados. pois temos aqui indícios de fortes correntologia. Mas a pessoas já estão antecipando isso desertando o mar e talvez a própria praia na medida do desconforto que provoca

    ResponderEliminar
  2. Na ultima vez que ali me banhei havia a rocha que deu o nome à praia. Depois vi-a modificada mas longe do que se vê agora.
    Vou ouvir os conselhos do José para nunca là ir dar um "tchlufe". Prefiro guardar as lembranças antigas e assim não maldigo os assassinos.

    ResponderEliminar
  3. A nuvem branca, que "mancha" o azul do mar, pode ter duas leituras:
    1-Reflexo das nuvens que passam,
    2- Areia suspensa, originada pelo arrebentamento na orla da praia.
    Quanto ao "solenemente despido de banhistas", aconselhava-o a ver com maior atenção, porque os banhistas estão aí no areal. Se são muitos ou poucos, é uma questão de proporção, dado que o areal aumentou consideravelmente. Estou certo, ou estou errado ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ZRL, meu amigo...Não imagina a vontade que eu tinha de concordar consigo!

      Eliminar
  4. ZRL desculpa-me mas a nuvem branca, que "mancha" o azul do mar, não é Reflexo das nuvens que passam, Aquilo são partículas finas brancas em suspensão

    ResponderEliminar