Páginas

terça-feira, 6 de maio de 2014

[6874] - POEIRA DO TEMPO...


Esta imagem levanta várias dúvidas e algumas interrogações que muito gostaríamos de ver discutidas neste fórum...
O postal, segundo a fonte, foi editado pelo Bazar Central - Bonucci e Frusoni e tem a legenda "Cabana de Pescadores"! É um abrigo que, de cabana, valha a verdade, pouco tem...Depois tem aquilo que parece ser um selo inglês de 1 "pence" e o carimbo é dos serviços postais de bordo de um navio...
Parece que alguém, de passagem por S.Vicente (pela Mala Real
Inglesa?) comprou um postal no Bazar Central, levou-o para bordo onde o terá endereçado a alguém, aposto o selo e entregue aos serviços postais de bordo...
Tudo muito lógico, salvo a imagem que, nem com muita vontade consigo imaginar que tenha sido obtida em S.Vicente, seja lá em que data o tenha sido! Quem acham?

Pesquisa de A.Mendes
Texto de Z.Azevedo

4 comentários:

  1. Aquela construção ao fundo não me parece típica de Cabo Verde. Parece de madeira. Poderia admitir que esta improvisada cabana fosse de pescador, mas não sei não. O tipo fisionómico é que me parece ser de gente cabo-verdiana, sobretudo o do adulto e do rapaz sentado. Já em relação ao rapaz mais velho, o pano da indumentária não é nada típico da nossa terra. Em Cabo Verde, mesmo naquele tempo, o esboço de indumentária para um jovem primaria mais por uns improvisados calções. Além do mais, parece haver erva ou capim atrás. Poderá ser um postal da África do Sul, e nesse sentido milita o traje do rapaz, a construção de madeira e o aparente capim.

    ResponderEliminar
  2. Meus Caros Amigo
    Julgo ter descoberto ( não a pólvora) mas origem de muita confusão havida ( certamente haverá mais)) com este tipo de postais. O amigo Adriano Lima, tem toda a razão este postal não diz respeito a Cabo Verde. A confusão gera-se a partir de certas legendas, como por exemplo, "Costumes de S. Vicente" ( envio foto em separado)... trata-se de S. Vicente de S. Paulo do Brasil.... tiradas na mesma época e com algumas semelhanças... A questão é que , por vezes, não reparamos na falta do Cabo Verde /ou / CV... Nesta é de admirar a origem do "fabricante"... amenos que também seja uma "mentirinha"deles.... Mas que tchugo tá gordinho... lá isso tá!

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar


  4. Lembro-me vagamente de cabanas na zona da "Ilha da Madeira" (Rbera Bote) mas não parecidas com o que se vê. Pensei varias vezes entrar aqui mas preferi nada dizer porque a coisa me parece confusa. Pelo menos em comparação com o que vi.
    Mas acrescento que é sempre bom trazer reminiscências. Mesmo ser estarmos certos, dà para buscas.

    ResponderEliminar