Esta imagem levanta várias dúvidas e algumas interrogações que muito gostaríamos de ver discutidas neste fórum...
O postal, segundo a fonte, foi editado pelo Bazar Central - Bonucci e Frusoni e tem a legenda "Cabana de Pescadores"! É um abrigo que, de cabana, valha a verdade, pouco tem...Depois tem aquilo que parece ser um selo inglês de 1 "pence" e o carimbo é dos serviços postais de bordo de um navio...
Parece que alguém, de passagem por S.Vicente (pela Mala Real
Inglesa?) comprou um postal no Bazar Central, levou-o para bordo onde o terá endereçado a alguém, aposto o selo e entregue aos serviços postais de bordo...
Tudo muito lógico, salvo a imagem que, nem com muita vontade consigo imaginar que tenha sido obtida em S.Vicente, seja lá em que data o tenha sido! Quem acham?
Pesquisa de A.Mendes
Texto de Z.Azevedo
Pesquisa de A.Mendes
Texto de Z.Azevedo

Aquela construção ao fundo não me parece típica de Cabo Verde. Parece de madeira. Poderia admitir que esta improvisada cabana fosse de pescador, mas não sei não. O tipo fisionómico é que me parece ser de gente cabo-verdiana, sobretudo o do adulto e do rapaz sentado. Já em relação ao rapaz mais velho, o pano da indumentária não é nada típico da nossa terra. Em Cabo Verde, mesmo naquele tempo, o esboço de indumentária para um jovem primaria mais por uns improvisados calções. Além do mais, parece haver erva ou capim atrás. Poderá ser um postal da África do Sul, e nesse sentido milita o traje do rapaz, a construção de madeira e o aparente capim.
ResponderEliminarMeus Caros Amigo
ResponderEliminarJulgo ter descoberto ( não a pólvora) mas origem de muita confusão havida ( certamente haverá mais)) com este tipo de postais. O amigo Adriano Lima, tem toda a razão este postal não diz respeito a Cabo Verde. A confusão gera-se a partir de certas legendas, como por exemplo, "Costumes de S. Vicente" ( envio foto em separado)... trata-se de S. Vicente de S. Paulo do Brasil.... tiradas na mesma época e com algumas semelhanças... A questão é que , por vezes, não reparamos na falta do Cabo Verde /ou / CV... Nesta é de admirar a origem do "fabricante"... amenos que também seja uma "mentirinha"deles.... Mas que tchugo tá gordinho... lá isso tá!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar
ResponderEliminarLembro-me vagamente de cabanas na zona da "Ilha da Madeira" (Rbera Bote) mas não parecidas com o que se vê. Pensei varias vezes entrar aqui mas preferi nada dizer porque a coisa me parece confusa. Pelo menos em comparação com o que vi.
Mas acrescento que é sempre bom trazer reminiscências. Mesmo ser estarmos certos, dà para buscas.