Páginas

quarta-feira, 21 de maio de 2014

[6942] - POEIRA DOS TEMPOS...


O Regimento de Infantaria 23, aqui num documento da sua permanência em S.Vicente, em 1916, voltou em 1941, aquando da II Guerra Mundial (1939-1945)...A dúvida que subsiste é se terá dado o nome de "23" à Avenida que se inicia no Alto de S.Nicolau e vai desembocar na Laginha aquando da primeira ou da segunda expedição...Quem sabe?!
 
Pesquisa de A,Mendes/
/Zito Azevedo

9 comentários:

  1. Já que o Zito insiste, eu humildemente comento. Não era tido nem achado aquando da passagem do 23 por SV, decorria a II Guerra Mundial. O meu pai era adolescente - chegara a SV em 1940, na companhia do irmão, bastante mais velho, e da cunhada, que fora contratada para dar aulas no Liceu Gil Eanes, e a família convivia muito com os militares portugueses destacados para esta ilha. Tenho vaga memória de ele afirmar que o nome 23 dado à rua da Escola Técnica se devia ao facto de naquele local ter estado instalado o tal regimento de infantaria.

    ResponderEliminar
  2. Por duas razões n~éo deixei comentàrio nesta foto.
    1°) Por quase sempre ser dos primeiros a comentar. Se isso não me causa qualquer constrangimento, pode dar a impressão que sou o sabichão.
    2°) porque não me lembro nada de transcendente da Infantaria 23. So tenho na mente a entrada do seu Quartel na Rua Senador Vera Cruz.
    Pena é os que visitam nunca deixarem um sinal de passagem.
    Força, Zito, porque o Arroz (com ou sem atum) é veiculo da Histôria

    ResponderEliminar
  3. Ola, John...Ainda bem que insisti, só pelo prazer de te ler, pela primeira vez, neste restrito grupo de obsecados por Cabo Verde, de uma mneira geral, e por S.Vicente, de uma forma irredutivelmente especial...Aparece sempre, meu amigo e manda fotos, sempre que possas---
    Val, se bem me lembro, num canalinho por detrás do Café Portugal e para onde tambem dão as trazeiras da Farmácia do Leão, existia um aquartelamento com cavalos...Fui lá algumas vezes com o meu pai, cortar o cabelo no barbeiro do exercito...Não sei se seria o 23, que era de Infantaria...Talvez o Adriano nos possa elucidar...

    ResponderEliminar
  4. Eu só posso dizer que o RI 23 estava a essa época (1916) sediado em Coimbra. Para Cabo Verde só deve ter sido mobilizado um batalhão, ou seja, uma subunidade desse Regimento. Desconhecia que esta tropa tivesse sido enviada para S. Vicente ao tempo da I Guerra Mundial. Mas nada de confusões. O que se chamou Regimento de Infantaria 23 em S. Vicente, no período da II Guerra Mundial, nada teve a ver com o anterior regimento com esse número, que já teria sido extinto no quadro da reestruturação do exército com o início do Estado Novo. Ora, o BI 5, o BI 7 e o BI 15, que estiveram em S. Vicente ao tempo da II Guerra Mundial, é que juntos constituíram o Regimento de Infantaria 23, acrescido ainda de batarias de artilharia de costa, antiaérea, de uma companhia de engenharia e de subunidades de serviços.

    ResponderEliminar
  5. Não fiquei convencido, pelo que acabo de ler, de que tivesse falseado, mesmo que involuntariamente, a minha memória, por isso pergunto a todos se existiu ou não, no espaço onde se encontra instalada a Escola Comercial e Industrial do Mindelo, um quartel. E se não foi ali a sede do que em SV, naquela época, se denominava 23. Caso contrário, por que motivo chamar aquela rampa "Rampa de ou do 23"?

    ResponderEliminar
  6. Não fiquei convencido, pelo que acabo de ler, de que tivesse falseado, mesmo que involuntariamente, a minha memória, por isso pergunto a todos se existiu ou não, no espaço onde se encontra instalada a Escola Comercial e Industrial do Mindelo, um quartel. E se não foi ali a sede do que em SV, naquela época, se denominava 23. Caso contrário, por que motivo chamar aquela rampa "Rampa de ou do 23"?

    ResponderEliminar
  7. Não fiquei convencido, pelo que acabo de ler, de que tivesse falseado, mesmo que involuntariamente, a minha memória, por isso pergunto a todos se existiu ou não, no espaço onde se encontra instalada a Escola Comercial e Industrial do Mindelo, um quartel. E se não foi ali a sede do que em SV, naquela época, se denominava 23. Caso contrário, por que motivo chamar aquela rampa "Rampa de ou do 23"?

    ResponderEliminar
  8. Sobre o que o senhor Leão pretende nada sei. O que eu sei é que esse espaço que refere era propriedade do meu bisavô e foi requisitado compulsivamente pelo exército, onde foram instaladas forças ou unidades de apoio de serviços das forças expedicionárias. Se o comando do que foi designado por RI 23 ficou ali instalado, desconheço.

    ResponderEliminar
  9. Satisfaz de algum modo o esclarecimento. Obrigado. Bom domingo!

    ResponderEliminar