Páginas

sexta-feira, 27 de junho de 2014

[7081] - TAMBÉM DESCOBRIMOS A AUSTRÁLIA...

 

 
A Austrália foi descoberta pelos portugueses, e não pelos holandeses ou britânicos, de acordo com o livro "Beyond Capricorn " (Além de Capricórnio, em tradução-livre), do pesquisador Peter Trickett, lançado pela editora australiana East Street Publications.
Segundo a obra, um explorador português, que liderava uma frota de quatro navios, entrou na Baía de Botany, no que hoje é a Austrália, no ano de 1522.
A data é quase cem anos antes da passagem dos holandeses e 250 anos antes da chegada do britânico Capitão Cook, que reivindicou a Austrália como propriedade da Grã-Bretanha em 1770, na mesma baía.
A prova estaria em mapas marítimos encontrados  num baú de uma biblioteca de Los Angeles, nos Estados Unidos.
Tais mapas, desenhados à mão, descobertos pelo autor Peter Trickett, mostram mais de cem locais nas costas da Austrália e da Nova Zelândia, com nomes em português.
"Isso pode ser um choque para os anglófilos, mas as evidências nos mapas não deixam nenhuma dúvida de que os portugueses navegaram na baía de Botany e a representaram graficamente 250 anos antes da chegada de Cook, em seu (navio) Endeavour", disse Trickett.
"Os portugueses, provavelmente, estiveram lá em dezembro de 1522. Seu mapa da baía de Botany  é incrivelmente preciso. Todos os detalhes da baía são mostrados", disse.
Segundo o livro, a descoberta não foi por acaso, mas sim o resultado da expedição de quatro navios ordenada pelo então rei D. Manuel I, de Portugal.
As descobertas teriam sido mantidas em segredo por causa da "paranóia de Portugal com a ameaça de seu rival maior e mais poderoso, a Espanha".
"Qualquer tentativa de divulgar esses segredos de Estado era um crime punido com a pena de morte", explicou Tricket.
O Atlas Vallard, que contém os mapas, foi compilado pela primeira vez em 1547, em França, usando gráficos portugueses.
A obra foi mantida em residências de aristocratas franceses e, posteriormente, britânicos, antes de ser comprada pelo magnata americano Henry Huntington e adicionada à biblioteca criada por ele, em Los Angeles.
 
in BBC.Brasil.com
 

2 comentários:

  1. Os costumes mudaram muito, desde então. Agora até dividimos o Ronaldito com a Espanha. Só que lá os resultados são muito superiores...

    Braça sem golo,
    Djack

    ResponderEliminar
  2. O que me parece é que esse receio doentío dos nossos antepassados da ganância hispânica terá deixado partes importantes da nossa Historia no olvido dos séculos...

    ResponderEliminar