sexta-feira, 27 de junho de 2014

[7084] - OUTRAS TERRAS, OUTRAS GENTES...

 
1 - As crianças japonesas limpam as suas escolas todos os dias, por 15 minutos, juntamente com os professores, o que levou ao surgimento de uma geração de japoneses modestos e entusiasta da limpeza?

 2 - Qualquer cidadão japonês que tenha um cão, é obrigado a usar sacos de pano especial para apanhar os dejetos do cão? O desejo de manter a limpeza e a higiene faz parte da ética japonesa.

 3 - Um empregado(a) de limpeza no Japão é chamado "engenheiro da saúde" e pode ter salários de USD 5000-8000 por mês? Está sujeito a provas escritas e oral!

 4 - O Japão não tem recursos naturais, estão expostos a centenas de terremotos por ano mas, ainda assim, conseguiu tornar-se a terceira maior economia do mundo?
 
5 -  Hiroshima retornou à sua economia vibrante, após a queda da bomba atómica, em apenas 10 anos?

 6 - Você sabia que o Japão impede o uso de telemóveis em comboios, restaurantes e esplanadas?

 7 - No Japão os alunos do primeiro ao sexto ano deve aprender a ética no trato com as pessoas?
 
8 - Você sabia que os japoneses, ainda que seja uma das populações mais ricas do mundo, não têm empregados domésticos? Os pais são responsáveis pela a casa e pelos filhos.
 
9 -  Não há nenhuma avaliação (exame) do primeiro ao terceiro ano, porque o objetivo da educação é incutir os conceitos e desenvolvimento do caráter, e não apenas o exame e doutrina?

10 - Num restaurante, com o sistema buffet, as pessoas só se servem do que vão comer e comem tudo? Nenhum alimento é desperdiçado.
 
11 -  os comboios de alta velocidade apresentam, no máximo, um atraso de cerca de 7 segundos por ano? Eles apreciam o valor do tempo, são hiper pontuais, à escala do minuto e segundo.

12 -  as crianças em idade escolar escovam os dentes e usam fio dental, após as refeições na escola, para aprenderem a manter a sua saúde oral desde cedo?
 
13 -  os alunos terminam  as refeições em meia hora para garantir uma boa digestão?
Estes alunos são o futuro do Japão.
 
Quiçá possamos aprender um pouco da cultura, desenvolvimento e a filosofia dos Japoneses.


 
FaceBook - Adaptação de Adriano M. Lima

2 comentários:

  1. Mentalidades, mentalidades... Pena não assimilarmos algumas destas regras. Impô-las nem pensar, porque o resultado já sabemos qual é.

    ResponderEliminar
  2. Nem parece que descendemos, todos, da mesma mãe-africana!

    ResponderEliminar