Páginas

sábado, 12 de julho de 2014

[7158] - POEIRA DO TEMPO...

 
1850 – Manuel António Martins, um abastado comerciante cabo-verdiano e vice-cônsul honorário dos Estados Unidos, começa a desenvolver um negócio de extracção de sal, em Pedra de Lume, na Ilha do Sal. A salina natural situava-se na cratera de um vulcão extinto.



1919 – Os herdeiros de Manuel A. Martins, vendem a salina e o negócio de produção de sal a uma firma de Bordéus, França, e uma nova companhia é formada, a Societé Salines du Sal.
 É, entretanto, instalada uma linha de carris, o que revoluciona a capacidade de transporte do sal para o porto. A linha, de 1.100 metros, permite à companhia deslocar 25 toneladas do produto, por hora.
 A companhia cessa todas as exportações em 1985.
 No seu auge, a vila de Pedra de Lume era um excelente exemplo de “ cidade-fábrica". Cada edifício, incluindo o armazém-geral, o depósito de água, as residências dos trabalhadores e tudo o resto, literalmente  (excepto a igreja), era propriedade da companhia estrangeira.
1920 – Após várias tentativas falhadas para retomar o negócio do sal em Santa Maria, uma empresa portuguesa funda a Companhia do Fomento.
 Em 1917, a Companhia do Fomento formou uma parceria com uma firma belga que já fazia negócios no ex- Congo Belga.  Este novo mercado teve um papel importante na viabilização económica de Santa Maria, até ao fim da era colonial

Pesquisa de A.Mendes
 



 

2 comentários:

  1. O incrível é que na minha juventude e enquanto estudante em Cabo Verde nunca ouvi ou li nada sobre o historial desta salina. É o problema dos programas escolares que nos impingem conceitos e conhecimentos genéricos fazendo tábua rasa da realidade que nos rodeia, Aprendi muito sobre o rio Minho e a linha férrea do Norte de Portugal, mas quase nada sobre o Cabo Verde concreto.

    ResponderEliminar
  2. É bem verdade, meu caro,e isso foi um dos erros mais tremendos da centralização administrativa de então...Assim mesmo, há quem nada tenha aprendido sobre os maleficios do centrismo extremo!

    ResponderEliminar