Páginas

quarta-feira, 16 de julho de 2014

[7181] - AS LIÇÕES DO MUNDIAL...

 


Todos se lembram, decerto, da "personalidade" que, quando os japoneses foram eliminados, disse:" Investiram na educação, saúde e segurança... estão fora da copa!"
O Japão perdeu um jogo e empatou o outro, dentro do campo mas, nas arquibancadas, ganhou ambos por dez a zero.... As imagens, reproduzidas nas redes sociais, não deixam dúvidas. Enquanto torcedores do Brasil e de outros países se retiravam dos estádios, deixando montanhas de lixo, sem sequer olhar para trás, os japoneses recolhiam discretamente garrafas e copos de plástico, papeis, bandejinhas, latas de cerveja e de refrigerantes, palhinhas, restos de comida, embalagens diversas, enfim todo lixo produzido pelos outros...
Esse gesto civilizatório foi o legado mais eloquente da Copa. Com este exemplo, o japonês ensina ao mundo como tratar com respeito e civilidade o espaço público, como se relacionar com o meio ambiente e com os outros habitantes do planeta. A colecta do lixo, feita em sacos com a imagem impressa do sol nascente, foi uma lição de ética e de cidadania.
 
Pesquisa de Valdemar Pereira

4 comentários:

  1. Por tão inusitado, com laivos até de extravagância, tenho dificuldade em aceitar como verídico este facto.

    ResponderEliminar
  2. Mentalidade oriental, dada a extremos, segundo parece...

    ResponderEliminar
  3. Espero que o exemplo não se apague na memória dos brasileiros e produza efeitos!
    Verídico caro Adriano, acompanhei ao vivo pela Tv

    ResponderEliminar
  4. Obrigado, Nouredini, pelo esclarecimento. Realmente, dá que pensar.

    ResponderEliminar