Páginas

terça-feira, 19 de agosto de 2014

[7290] - POEIRA DOS TEMPOS...



Administração do Concelho de S. Vicente.
Illmº. Senhor == É com o maior sentimento que levo ao conhecimento de V.S.ª. para que seja presente a Sua Excª. o Senr. Governador Geral d’esta Provincia, que o estado actual d’esta Ilha apresenta uma face assaz assustadora por quanto tem havido, uma total escassez de chuvas na estação própria; apenas houve uma piquena chuva no dia 22 do corrente mez, que nada oferece de vantajoso, em consequencia de não ter continuado. O gado tem morrido em grande continuidade e a falta de mantimentos vae-se tornando sensível, por que da Ilha de Stº. Antão não consentem que venha para esta venhão comestíveis alguns. Da Ilha de S. Nicoláu de onde se esperava algum milho e farinha de mandioca, nada tem vindo; ignora-se se é pelo mesmo motivo que se dá em Stº. Antão.
Nesta Ilha há um individuo a quem deixarão 70 sacas d’arroz da Guiné para vender a 1$400 réis a arroba, eu de combinação com a Comissão Municipal proibi a venda deles para fora d’esta Ilha, e a Comissão em sua sessão d’hoje, cujas actas remeto por copia, deliberou á cerca dos preços por que devem ser vendidos ao publico os géneros de primeira necessidade, durante a crize que amiaça os habitantes d’esta Ilha. 
Deus Guarde a V. Sª. – Administração do Concelho de S. Vicente 26 de Outubro de 1854 == Illmº. Snr. Secretario Geral da Provincia (assinado)
Jose Paulo Machado, Presidente da Comissão.
Esta conforme – Secretaria Geral na Ilha Brava, 20 de Novembro de 1854
José (?) Pinto Balsemão
Sectº. Geral. 

Pesquisa de A.Mendes

1 comentário:

  1. Mais uma peça desenterrada da poeira do tempo. A sobrevivência era um caso sério nas ilhas.

    ResponderEliminar