Páginas

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

[7331] - UMA GRANDE DOSE DE...NADA!...

Assim vão as coisas por estes lados… Um bocadinho de mau… Um bocadinho de péssimo… Mau e péssimo…
Acabo de ler isto: “Sal: Feira de negócios promove pequenos empresários – Uma feira de negócios está agendada para este sábado, 30, na ilha do Sal, numa iniciativa da Agência Desenvolvimento Empresarial e Inovação, da Câmara Municipal do Sal e da ProConSal. Trata-se de um espaço de promoção dos médios, pequenos e micro empresários.”…
Muito bom, adoro o espírito de iniciativa e de quem quer chegar mais longe. Vontade de progredir, de promover atitudes e, principalmente, dinamizar a economia que por si só e, por estes lados, está quasi congelada. Nós, do Mindelo, esperamos apenas pela FIC (que antes tinha domicílio nesta ilha e que agora, só a vemos ano sim, ano não… uma tal EXPOMAR que apenas serve para mostrar um pouco do nada enquanto alguns confraternizam no bar instalado ao ar livre – sem grandes impactes). Uma feira agro-pecuária local e localizada, com alguma visibilidade mas que precisa de se expandir… se a vontade de fazer não for embora, claro.
Mas São Vicente continua a desenvolver técnicas e tácticas de uma dinâmica do nada (cousa irrelevante)…
Temos Porto? Temos… Temos Aeroporto (usá-lo para carga aérea)? Temos… Temos espaço para fábricas? Temos… Temos logística? Temos… E o que fazemos? Naaaaaaada... Porque não criar feiras regionais (Santo Antão, São Vicente e São Nicolau) onde se possam promover encontros/debates/vendas entre os médios, pequenos e micro empresários desta região, também? Produtos agrícolas, pecuária, bens e serviços que podem interagir… criar sinergias ou até mesmo criar cooperativas regionais que promovam a exportação da produção regional… muita coisa, muita coisa pode ser feita.
Em São Vicente domina a prestação de serviços… por isso, devemos trabalhar com quem tem produção para, juntos, criarmos a ECONOMIA DE ESCALA. Atrair fábricas de embalagem e conservação de produtos, para a tal exportação…
Mas voltando à teimosia do nada, vemos que São Vicente vive sempre com uma máscara de ferro chamada “Dona Inércia”… e que funciona num regime de “soro hospitalar”, onde as iniciativas aparecem e desaparecem, lentamente... E, depois, “secam”, para não mais voltar!

Gente, nô mexê… porque, atrás, vem gente! Ou vamos dar-lhes a 2ª via da "Fome de 40"?

Tenho dito…
Deluca Leite Monteiro
29 de Agosto de 2014

In Noticias do Norte

3 comentários:

  1. Acredito que uma regionalização pode ajudar a resolver os problemas de Cabo Verde mas ela por si só não chega se as populações e as forças sociais não souberem aproveitar as suas potencialidades. É preciso que haja iniciativa, é preciso que haja querer, é preciso dar um pontapé na rotina acomodatícia, enfim, é preciso mudar de mentalidade.

    ResponderEliminar
  2. Não posso estar mais de acordo com a opinião do amigo Adriano Lima...

    É preciso que a Sociedade Civil acorde e venha para a rua... "bâtê panela"! Grtitá! Basta!

    ResponderEliminar