Páginas

sábado, 20 de setembro de 2014

[7431] - RECONHECIMENTO...

Cesária Évora é nome de escola, em França!
 19 Setembro 2014



Cesária Évora passa a ser a partir desta sexta-feira, 19, o nome de uma escola secundária em Montreuil, na periferia de Paris, França. O “Collège Cesária Évora” vai ser a partir de hoje baptizado em homenagem à Diva dos Pés Descalços, de Cabo Verde.

Esta não é no entanto a primeira vez que a Cise é homenageada pela França, país que é tido como o palco que catapultou, a partir dos anos 80, a sua carreira ao nível planetário. Ainda em vida, foi homenageada com especial destaque com a prestigiada Legião de Honra, pelo Presidente Jacques Chirac, insígnias lhe foram outorgadas em 2009, pela então ministra da Cultura, Christine Albanel.

A título de reconhecimento póstumo, em terras francesas, Cesária Évora deu ainda o nome ao anteriormente denominado Salão Azul, do recinto municipal de artes e espectáculos, Theatre Rutebeuf em Clichy.

Uma outra homenagem, prevista para breve, à grandiosa Diva dos Pés descalços, da Cidade do Monte Cara, será, segundo  nota endereçada ao A Semana online, a atribuição pela Câmara de Paris, do nome Cesária Évora a uma rua que vai emergir num quarteirão da 19ª circunscrição (actualmente em obras) da Cidade-luz.

Um eterno obrigado à nossa Diva por nos ter embalado a alma com aquela voz “sabim”. Um outro obrigado ao A Semana por ter levado e colocado Cabo Verde e os cabo-verdianos nos ouvidos do mundo.

Valdemar Pereira

1 comentário: