Páginas

domingo, 5 de outubro de 2014

[7489] - NOVO CRIME PATRIMONIAL...


Anos 60, S.Vicente de Cabo Verde, lá para as bandas da Areia Branca, Albergue de Nhô Djunga (João Cleofas Martins), obra de inestimável alcance social que haveria, até, de granjear uma condecoração para o benemérito mentor...


Estado actual do edifício que, por maioria de razões, deveria ser considerado Património Social a cuidar com o mesmo carinho que Nhô Djunga dedicou aos seus meninos mas que, agora, lá onde se encontre, dificilmente conseguirá conter a raiva surda pelo estado a que a incúria do poder deixou chegar aquilo que, ao longo de décadas, construiu com tanta dedicação e sentido cívico...Triste!

Fotos - FaceBook de José Marcos Soares
Gentileza de José Fortes Lopes

3 comentários:

  1. Nhô Djunga homem crítico do S. Vicente do 'Temp de Caniquinha', nomeadamente com as suas famosas e satíricas crónicas radiofónicas que passavam na saudosa Rádio Barlavento (quem se lembra da crónica Roupa Nova de Pipi). A acção social do nho Djunga em prol dos necessitados foi de um inestimável alcance social ao ponto que pode ser considerado um autêntico herói social da ilha e de Cabo Verde, infelizmente hoje voluntariamente esquecido. Contemplem o estado actual do edifício que albergou o Albergo, por maioria de razões, deveria ser considerado Patrimónioda ilhal e ser cuidado com o mesmo carinho que Nhô Djunga. Mas numa ilha maltratada nada escapa à inexorável máquina da destruição pelo tempo. Os homens da nossa terra andam todos distraídos com as figuras que moldaram a nossa ilha e Cabo Verde durante todo o século XX. Mudam-se os tempo mudam-se as vontades

    ResponderEliminar
  2. Já me dói a palavra de tanto lamentar a incúria relativamente a patrimónios que em vez de sublimados são atirados para o vazadouro das coisas inúteis.

    ResponderEliminar
  3. Já que o governo não cuida do Património Social, seria interessante que os privados tivessem a iniciativa de angariar fundos,patrocínios e até materiais e procedessem à reparação do edifício dando-lhe a mesma ou outra função social.

    ResponderEliminar