Páginas

terça-feira, 14 de outubro de 2014

[7522] - COSMÉTICA URBANA...


Segundo o jornal Notícias do Norte, a Câmara Municipal de S.Vicente (CaboVerde), à semelhança do que fez na fachada do Liceu Velho - para nós, Liceu Gil Eanes - mandou "requalificar" o antigo edifício das Conservatórias do Mindelo, lavando-lhe a face e destruindo a cobertura da longa varanda... Ficou o prédio como que "despido"... A traça original deste bem patrimonial foi, assim, alterada e não sei em que medida é que isso será legítimo, `a luz dos princípios que norteiam a conservação do património urbanístico, para além do facto da supressão da dita cobertura da varanda ter retirado ao conjunto um elemento caracteristico da traça arquitectónica da época a que o edifício remonta... Não sei se a "requalificação" dessa cobertura teria sido mais onerosa do que o seu desmantelamento!

5 comentários:

  1. Muito trabalho vai ser necessário para restaurar esta casa que é um ex-libris da cidade, mas mesmo assim fiquei satisfeito. Uma cidade de cara lavada é outra coisa. Não custa muito. Não se pode é deixá-la abandalhar-se a este nível quase irreversível. Esta iniciativa é prova que as autoridades municipais já estão mais sensibilizados para a necessidade da mínima conservação do património edificado. Pelo menos valeu a pena bater-se por esta causa.

    ResponderEliminar
  2. Lavaram a cara e deixaram o resto. Isso pouco ou nada conta. Precisam decidir de uma vez por todas e arranjar este edificio. O mesmo devem fazer com o antigo liceu.
    Não toco palmas.

    ResponderEliminar
  3. Isto faz-me lembrar o que sucedeu ha dias quando nomearam "oficialmente" um curador para Mindelo, fizeram a festa com a Comunicação Social e... kogo depois desdisseram.
    Tudo fantuchada, coisas de vésperas de eleições quando tudo està tremido.

    ResponderEliminar
  4. Zito bem visto sobre a cobertura da varanda. Bem me parecia que faltava qualquer coisa. Assim a traça original ficou alterada com certeza. Mas porque é que têm que tiraram a cobertura? Estaria podre. Espero que não é como diz em crioulo vão 'ba ta legrá ba t soprá'
    O que esperamos é que num futuro próximo a cobertura seja reposta como estava no original

    ResponderEliminar
  5. Na verdade, só depois da observação do Zito me lembrei de que havia uma cobertura na varanda.

    ResponderEliminar