Páginas

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

[7631] - FALAR DE TEATRO...

Hoje vamos falar do festival de teatro que acontece em Säo Vicente - Mindelac. 
Mindelact  É um dos mais prestigiados festivais de teatro de África. Todos os anos, durante dez dias do mês de Setembro, Mindelo é a capital do teatro da África Ocidental.
O Mindelact parecia ser um daqueles fenómenos improváveis que, à nascença, já têm a morte anunciada. Em 1995, os promotores do Festival Internacional de Teatro do Mindelo (Mindelact) chegaram ao ponto de pedir ao público que prestigiasse o certame.
"Pedíamos às pessoas que comprassem os bilhetes, pedíamos que fossem assistir às peças", revelou, certa vez, João Branco, antigo presidente da Associação Mindelact, a promotora do evento.
Na primeira edição, participaram apenas três grupos de teatro, das ilhas de São Vicente e Santo Antão. Um ano depois, são 14 grupos participantes, de cinco ilhas, numa declaração de força do teatro nacional. E, na terceira edição, em 1997, o Mindelact internacionaliza-se, para ganhar o estatuto de "maior evento de teatro de África", em 2005. Em 2014, foram 35 espectáculos, entre os quais estreias, peças infantis e performances de rua.
Como se conseguiu transformar o improvável num caso de sucesso? "O Mindelact é um festival de afectividades", disse, certa vez, João Branco, dando a ideia de que o certame é uma manifestação de amor ao teatro. É o que motiva a sua organização, dinamizada por um grupo de voluntários, amantes e amadores do teatro, que trabalham em prol da associação que dá nome ao festival.
Em quase 20 anos de festival, já participaram grupos de África, Américas, Europa e Ásia. A cada ano que passa, a programação diversifica-se. O chamado Palco Principal, no Centro Cultural do Mindelo, apresenta as peças em estreia e as companhias de maior prestígio em cena. Às crianças é dedicado um cartaz especial, a Teatrolândia, com peças contando sempre com casa cheia. Nos últimos anos, criou-se o Teatro Periferia, que leva peças de teatro a bairros satélites da cidade do Mindelo.
O Mindelact também tem uma forte componente de formação. Aproveita-se a presença de actores e encenadores de companhias internacionais para ministrar oficinas nas mais variadas áreas do teatro, da encenação à iluminação, da interpretação à dramaturgia.
Em 2013, o festival inovou na sua programação, ao promover o I Encontro Internacional de Programadores de Teatro, com a participação de Canárias, Brasil e Portugal. É uma bolsa de contactos que permite que grupos cabo-verdianos criem oportunidades para levar as suas produções aos palcos internacionais.

in
Turismo Sustentado em Cabo Verde
Praia

1 comentário:

  1. O MINDELACT é obra do Mindelo, como o próprio nome indica, nascido da iniciativa privada e sustentada pelo entusiasmo e o voluntarismo dos seus cidadãos. Há tempos, constou que a "Praia", na pessoa do responsável pela pasta da Cultura, até isso tentou desviar da ilha de S. Vicente, oferecendo incentivos financeiros e quiçá utilizando o estafado argumento da demografia, e, implicitamente, da centralidade. Não sei se esta notícia é verídica no todo ou em parte, ou se se recorta com os fundamentos atrás enunciados. Mas foi o que correu no domínio público. Mas, verdadeira ou não, o certo é que o João Branco deve ter reagido como todos os mindelenses esperariam, porque o "MINDELACT" continua mindelense. Que o seja para sempre, para glória de Cabo Verde! Honra ao João Branco!

    ResponderEliminar