Páginas

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

[7634] - O CHOCOLATE ESTÁ A ACABAR...

DR

Os dois maiores produtores de cacau, a Mars e a Barry Callebaut, revelaram ao jornal Huffington Post que desde há três anos que há um défice na produção de cacau.

Isto significa que, se a procura e a oferta continuarem a este ritmo, em 2030 serão apenas dois milhões de toneladas que irão separar o que é produzido do que é consumido.

A contribuir para esta escassez está o aumento da procura pelo chocolate negro, que contém uma percentagem maior de cacau, tornando-o mais saudável. Mas não só... O facto de o chocolate estar a conquistar o mercado chinês também contribui para este desfasamento entre a oferta e a procura.

Mas o problema não se resume à procura. A oferta também está escassa devido às secas que têm afectado a África ocidental e, ainda, devido a um fungo que atacou as plantações, tendo reduzido as colheitas a mínimos perigosos...

in Noticias ao Minuto

2 comentários:

  1. Lamento. Parece que já se está a gastar a reserva. Está tudo a acabar.
    Mau prenúncio, penso, ou alarme de quem é gulosa por ele, que sou eu.
    De forma egoísta, também penso que em 2030 já cá não estou. - Mas tenho pena dos que nessa altura não tenham chocolate, e secalhar outros alimentos também. Lamento pelo meu neto, e por todas as creanças, e por toda a gente dos anos futuros.
    Abraço.
    Dilita.

    Ah, já esquecia; roubei-lhe o post do Marcelo Caetano.
    Desculpe, por não ter pedido antes de o colocar.
    O Zito é amigo, e eu abuso...

    ResponderEliminar
  2. Pois é amiga, a gente já cá não estará, possivelmente, mas os nossos filhos e os n ossos netos também gostam de chocolate!
    Quanto ao Marcelo, não há crise...Entre nós, os bloguistas, não é necessária autorização prévia: a norma é, apenas, citar a fonte!
    Forte abraço...

    ResponderEliminar