Páginas

domingo, 1 de fevereiro de 2015

[7746] - A OBRA DE S. JOÃO BOSCO...

Ontem, 31 de Janeiro, foi dia de S. João Bosco, o patrono dos "Salesianos", uma instituição a que S.Vicente e Cabo Verde muito devem... O texto que se segue, publicado pelos Salesianos mindelenses, foi-nos sugerido por José Fortes Lopes, ele próprio um producto da escola salesiana...

---oooOooo---



Os primeiros Salesianos

Os Salesianos entraram, pela primeira vez, na Ilha de São Nicolau, em 1943. Alojados no seminário, na vila de Ribeira Brava, os seis salesianos (três sacerdotes e três irmãos) dirigidos pelo Padre Francisco Leite Pereira, fundaram um Oratório Festivo, frequentado por centenas de jovens, que contribuiu para a dignificação dessa população de S. Nicolau, tornando-a mais sensível aos valores do Espírito. Em 1954, transferiram-se para a Ilha de São Vicente a pedido do Bispo da Diocese, D. Faustino Moreira dos Santos.

Início das actividades

Ocupando as instalações do antigo Hospital Militar, depois das obras de adaptação do edifício, iniciaram o primeiro ciclo e as oficinas de marcenaria, sapataria e alfaiataria para internos e externos. Com a finalidade de preparar os jovens para o futuro, tendo em vista o desenvolvimento pessoal e o progresso da ilha de S. Vicente e, como meta, oferecer formação humana e cristã aos jovens, a escola dava os primeiros passos e crescia graças ao intenso trabalho de seus fundadores.

Em 1961, a Ilha de S. Vicente foi abençoada com a inauguração da igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, solenemente inaugurada com a presença do Padre Armando Monteiro, num clima de profunda religiosidade, que terminou com um concerto de música dado pela Banda da Escola para o povo de S. Vicente.

Em 1966, foi aberto um lar para estudantes, destinado aos jovens das diversas ilhas, que por escassez de estabelecimento de ensino e por falta de recursos financeiros não podiam continuar os seus estudos nas respetivas ilhas. Do lar saíram muitos jovens, hoje bem colocados na sociedade, quer no País quer no estrangeiro.

Em 1990, a Alemanha financiou em 75% a construção e apetrechamento das oficinas destinadas à Formação Profissional. Hoje, essas oficinas estão apetrechadas com máquinas modernas, dando a muitos jovens novos caminhos de colocação na vida com dignidade.

Em 1993, o Presidente da República António Mascarenhas Monteiro, em nome dos cabo-verdianos, atribuiu a medalha de mérito de primeira classe aos Salesianos como reconhecimento pelo trabalho que têm vindo a desenvolver no campo do ensino, na educação da juventude e na evangelização. Além das atividades enumeradas, os Salesianos deram sempre muita importância à Música, ao Teatro, ao Oratório Festivo, ao Desporto, à Ocupação dos Tempos Livres, etc


Banda dos Salesianos - Anos 60

5 comentários:

  1. Uma foto da Banda da Escola Salesiana (anos 60). Eu acho que o menino mais pequeno que está à frente com a clarinete é o Paulino Vieira

    ResponderEliminar
  2. Os Salesianos, esta grande instituição em S. Vicente de Cabo Verde, que me acolheu aos 7 anos para o meu primeiro percurso escolar e para a minha formação cristã e cidadã. Os salesianos contribuíram para a formação de inúmeras crianças e jovens, hoje bem colocados em Cabo Verde e na Diáspora

    ResponderEliminar
  3. Gostaria também de juntar as minhas palavras às do Prof. Fortes Lopes. De facto, devemos um grande reconhecimento à obra Salesiana, nestas ilhas, com particular destaque para São Vicente e São Nicolau. Souberam aliar as componentes lectiva/teórica, pratica/formativa através das oficinas à educação para os valores espirituais.
    O texto narra com realismo o percurso dos homens de São João Bosco em Cabo Verde e as gerações que bem formou.
    Numa palavra: deixaram um belo e imorredoiro testemunho.

    ResponderEliminar

  4. Foi interessante relembrar aqui o historial dos Salesianos.
    Aos Salesianos me ligam duas lembranças importantes: adolescente, ia lá jogar futebol; um dos padres foi meu professor de moral e religião no liceu, e creio que era o padre aqui mencionado, Armando Monteiro. Será vivo ainda?

    ResponderEliminar
  5. As minhas filhas e sobrinhos estudaram em Colégio Salesiano.
    Sou grata por udo que lá aprenderam.

    ResponderEliminar