Páginas

quarta-feira, 4 de março de 2015

[7856] - HÁ FILHOS E ENTEADOS...

Bom exemplo... Só que,  para umas coisas há dinheiros para reconstrução, para outras... nada! Porque é que os Estado não teve esta consideração com a Casa Adriana  e com o  Eden Park?! Património NON GRATUS de uma ilha NON GRATA?! (J.F.L.)

ACTUALIDADE

São Nicolau: Antigo Campo de Concentração do Tarrafal vai-se transformar em espaço cultural 
04 Março 2015

O edifício do antigo Campo de Concentração do Tarrafal de São Nicolau, que está em ruínas vai ser reconstruído para servir como espaço de cultura, formação e educação. Esta ideia surge do memorando de entendimento assinado entre o Ministério da Cultura, tutelado por Mário Lúcio Sousa, e o presidente da Câmara do Tarrafal de São Nicolau, José Freitas de Brito. O documento abarca também iniciativas de apoio ao Carnaval, Festival da Morna e Centro Cultural Paulino Vieira.


O Antigo Campo de Concentração do Tarrafal vai-se transformar em espaço cultural...
Segundo o acordo assinado esta segunda-feira, 02, a Câmara deverá trabalhar também no sentido de impulsionar a declaração desse edifício como monumento nacional. O Campo de Concentração do Tarrafal de São Nicolau foi criado em 1931 e destinou-se a instalar provisoriamente os presos no Seminário/Liceu antes de iniciarem os trabalhos num outro, no Tarrafal de Santiago (aberto em 1936), tendo sido concebido para "internar" os revolucionários que tomaram parte na Revolta da Madeira, de 1931.

O projecto de São Nicolau, porém, seria abandonado e, hoje em dia, apenas restam partes dos muros do antigo seminário. Mário Lúcio Sousa explica que a ideia é reerguer o edifício e transformá-lo num espaço de cultura, formação e educação, razão pela qual Câmara do Tarrafal terá de trabalhar para classificar o edifício como património local, impulsionando a sua declaração como monumento nacional.

"Devemos ter cuidado com o nosso património para além do ciclo normal da gestão política. Estamos a fazer isso há já algum tempo, mas entendemos que deve haver um documento oficial público, que obrigue aos próximos eleitos a continuar com o trabalho", sublinhou o governante.

http://www.asemana.publ.cv/local/cache-gd2_6c3167e4ea7f8d26226c4d7fc2c1f65d.png

(Sugerido por Jose F. Lopes)

2 comentários:

  1. Alguém se lembra da Casa do Dr Adriano e do Eden Park dois património que foram deixados ruir por incúria do governo e da câmara. Vamos então agora ver como é que este regime é de DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS.
    POIS É O MINISTRO DA CULTURA DE CV ACABA HOJE DE ANUNCIAR COM POMPA E CIRCUNSTÂNCIA NO JORNAL A SEMANA QUE O edifício do antigo Campo de Concentração do Tarrafal de São Nicolau, que está em ruínas vai ser reconstruído para servir como espaço de cultura, formação e educação.
    APROVO 100% ESTA INICIATIVA MAS O PROBLEMAS É QUE DEPOIS DIZEM QUE NÃO HÁ DINHEIROS PARA RECUPERAR ISTO OU AQUILO POR ESTA OU AQUELA RAZÃO. E TIVEMOS UMA EXPERIÊNCIA AMARGA COM A CASA ADRIANA E O EDEN PARK E SUPREMO DESGOSTO COM O APOIO DE MUITOS MINDELENSES (QUE EU CHAMARIA DE FALSOS) E O SILÊNCIO DOS JUSTOS

    ResponderEliminar
  2. Concordo inteiramente com o José. E é caso para perguntar o que representava essa antiga instalação, para mais sem valor patrimonial que se conheça, em comparação com com a Casa do Dr. Adriano, o Fortim e o Eden Park.

    ResponderEliminar