Páginas

quinta-feira, 9 de abril de 2015

[7984] - O IMPOSSIVEL NÃO EXISTE...



Dívida a dois anos com juros negativos
RTP 1 - Sandra Henriques
09 Abr, 2015, 10:25 / atualizado em 09 Abr, 2015, 10:31

A dívida portuguesa está a registar taxas de juro negativas no mercado secundário, o que a Bloomberg assinala como inédito.
Há cerca de um ano, quando se estava a um mês do fim do programa de assistência da ‘troika’, a dívida portuguesa a dois anos estava com uma taxa de juro em torno de 1,2 por cento.
A jornalista do Diário Económico Mariana Adam explica na Antena 1 que se trata de um dia histórico, justificado pela entrada do Banco Central Europeu na compra de dívida.

...oooOooo...

Claro que, em circunstancias normais, isto seria impensável e desconfio que nenhum dos nossos pais ou avós teria acreditado que, um dia, os países haveriam de VENDER dívida e que, ainda por cima, lhe pagassem juros em vez de os cobrar...
Segundo consta, já se compra dívida ao juro de -0,042% o que quer dizer, em linguagem simples, que, quem compre, por exemplo 1 milhão de euros de dívida a 2 anos, terá que PAGAR 420 Euros...de juros, ao país vendedor!
Claro que, principalmente para paises de economias débeis, como o nosso, isto não é saudável pois, ao contrário do que pode parecer, faz diminuír a procura aumentando a dificuldade em conseguir empréstimos...
Espera-se, portanto, que os juros passem, de novo, a positivos, se possivel, apenas um pouco acima dos 0%...

Sem comentários:

Enviar um comentário