segunda-feira, 22 de junho de 2015

[8238] - VANDALISMO HISTÓRICO...


Esta será, talvez, a avenida mais vistosa da Vila de Nova-Sintra, na ilha Brava...Antes da independência, chamava-se AVENIDA DR. JOÃO BAPTISTA FARIA, um dos bravenses mais ilustres da História da ilha... Depois, mudou, revolucionáriamente, de nome - nem vem ao caso anotar para qual - o que parece ser um gesto de pouca, ou nenhuma, consideração para com as gentes de um dos lugares mais belos de Cabo Verde...Já lhe ouvimos chamar "vandalisno histórico", o que poderá parecer violento sem, no entanto, deixar de ser justo que nem uma luva...
Tó Faria, parente do destronado Dr. Faria, visitou, em 2014, a sua ilha e ficou boquiaberto com o rebaptismo da bela avenida...Boquiaberto, ofendido e, claro, furioso, pelo que iniciou um movimento cívico que exige das autoridades competentes a correcção do despautério cometido nos anos 70 do século passado com a devolução à avenida do antigo topónimo, em nome da decência, da justiça e da vontade do povo anónimo!

A propósito deste assunto, leia-se este comentário do amigo José F. Lopes:

JÁ É TEMPO DE SE PENSAR EM CABO VERDE NA REPOSIÇÃO DOS NOMES ORIGINAIS DAS RUAS E DOS SÍTIOS, TAL COMO O POVO OS CONHECIA, DOA A QUEM DOER... JÁ É TEMPO DA MATURIDADE FALAR MAIS ALTO DO QUE O CORAÇÃO... NÃO FAZ SENTIDO NENHUM, NA BRAVA,  TEREM SUBSTITUIDO NOMES DE MANEIRA ABSURDA,  SEM TER EM CONTA A HISTÓRIA,  O PASSADO E AS POPULAÇÕES E O ERRO NÃO TER SIDO AINDA RECTIFICADO,  A PONTO DE TER QUE CIRCULAR UMA PETIÇÃO!
POR EXEMPLO:  EM S. VICENTE,  O NOME ROBERTO DUARTE SILVA, O QUÍMICO E PRIMEIRO CIENTISTA CABO-VERDIANO, FOI SUBSTITUIDO, E NINGUÉM FEZ NADA ATÉ AGORA PARA CORRIGIR ESSA LEVIANDADE...
SE NÃO FIZEREM ISSO AGORA, UM DIA SERÁ 'TUD PA TCHOM'",  MAS AO CONTRÁRIO...
DE QUALQUER MANEIRA, COMO REGIONALISTA, DEFENDO QUE OS NOMES DAS PESSOAS QUE MAIS SE DESTACARAM EM S. VICENTE DEVEM FIGURAR E QUE QUALQUER NOME QUE FOI SUBSTITUIDO DEVERÁ SER REPOSTO.

Sem comentários:

Enviar um comentário