Páginas

domingo, 28 de junho de 2015

[8256] - EVOCAÇÕES REVOLUCIONÁRIAS...


Picau faz história e tira do seu baú "souvernirs" de há 40 anos, para o Facebook. Tempos de festa neste S.Vicente cosmopolita que o vento levou...
 Intrigante, nem acredito, mas parece que Amílcar Lima não faz parte da Lista de Combatentes. Posso ter percebido mal mas como é possível? Ou talvez não tenha querido ou não se tenha candidatado, pois o rapaz tem carácter !!!
Ele deu uma contribuição decisiva para a Independência, encabeçando o Paigc em S. Vicente (até que chegassem os ‘verdadeiros combatentes’ vindos da Guiné - Conacri...) como se pode ver através destas fotos. Picau, como é chamado, era um autêntico cabo- chefe dos jovens liceais e universitários e um organizador - enquadrador das manifs, o ‘cérebro das operações’ em S.Vicente, durante o ano de 1974, até a ‘revolução’ tragicamente acabar. Picau era a Estrela da juventude mindelense pró-PAIGC nesse período.
Se o rapaz se auto-marginalizou, deve ter as suas razões para estar revoltado! As revoluções consomem os seus filhos e o tempo tudo consome, nada lhe resiste !!!
Bom domingo independentista
Abraço
José F. Lopes

Amilcar Sousa Lima Picau
 5 de Julho de 1976. Face aos perigos que rodeavam um país recem independente, impunha-se manter a determinação, a firmeza e a combatividade por forma a preservar a todo o custo a liberdade tão duramente conquistada INDEPENDÊnCIA OU MORTE

Amilcar Sousa Lima Picau
Aeroporto de S.Pedro. Com a situação política já estabilizada, sob o controle do PAIGC, militantes da clandestinidade e da primeira hora, aguardam o desembarque, pela primeira vez, em S.Vicente, da cúpula do PAIGC.

Amilcar Sousa Lima Picau 
Picau, NeneI e António Pedro Rocha num convivío com os trabalhadores na JAPA
Foto de Amilcar Sousa Lima Picau

Amilcar Sousa Lima Picau
  Congresso do PAIGC em BISSAU

1 comentário: