Páginas

sábado, 8 de agosto de 2015

[8357] - A PAIXÃO DE NOUREDINI...

Querido amigo, 

Passa da meia noite e para minha alegria estou assistindo um programa maravilhoso : um documentário sobre as Ilhas de Cabo Verde. 
Conheci Santa Luzia, São Vicente e Raso onde dois irmãos, um deles o Jorge Matos, preservam os pássaros. 
Agora estamos em Santo Antão e vejo a realidade da produção e conheci D. Maria Tita e Tarrafal. Fala-se da dificuldade da água. Assunto que recém falamos no Arrozcatum... Sinto que teria muito o que fazer lá...
Estou encantada, vejo o Téo mostrando a Ilha. Cai a tarde e o por do sol é encantador. Mais que antes, meu coração é daí. 
Amanhece e estamos em Sal e sua paisagem lunar. Vejo as consequências dos ventos e poeira lá do Saara. O surf no Havaí do Atlântico. 
Mitu Medeiros é bicampeão de kitesurf, mas foi Jérôme, um estrangeiro, quem domou as ondas e está ali, aproveitando tudo, há 20 anos. 
A imagem é tão real que até sinto o cheiro do mar e chegamos em Santa Maria, um vilarejo onde nasceu o campeão. Ele ensina as crianças o que aprendeu nas ondas e o fez brilhar peli mundo. Lá, a Pipa é o carrossel e a prancha das crianças. Ele explica em francês e no auge da sua beleza jovial, os seus olhos brilham. A sensação é de estar lá!
Pena não ter assistido todo o documentário, mas o que vi me faz entender o amor de vocês por este lugar. 
Puxo a coberta e me enrosco tentando relembrar de tudo. Vou dormir e sonhar que também sou de lá 

Bjs. nos meninos do Liceu, em plena madrugada. 

Heide Oliveira (Nouredini)

1 comentário:

  1. Até comove esta empatia da Nouredini com as nossas ilhas. Para mim, ela é desde já cidadã honorária. Bem-haja, amiga deste blogue!

    ResponderEliminar