Páginas

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

[8439] - POEIRA DOS TEMPOS...


ASSIM, E NESTE LOCAL DA ILHA DE S.VICENTE DE CABO VERDE,  INICIAVA A SUA LONGA JORNADA ATLÂNTICA O CABO SUBMARINO DA "ITALCABLE"...
(Colabor. A. Mendes)

6 comentários:

  1. Antes mesmo de chegar à legenda, reconheci um dos dois "vaporim de linha" propriedade dos ingleses mas que trabalhavam também para os italianos.
    Isto me leva a uma anedota: - Logo apôs a declaração de guerra (a Segunda, claro) a Italcable contratou um guarda que devia estar à noite na Praia da Laginha para informar de qualquer movimento de aproximação dos cabos da linha submarinamas o coitado não trabalhou mais de dois dias. Um dos barquinhos, que não andava longe, cortou a linha a milhas de Soncente sem ninguém ver.

    Ainda há muita coisa a contar mas que só aparece quando o AcA e o PdB provocar quem ainda se lembra. Depois, com a politica de que todo o antigo é "bedje", o velho é, sistematicamente, "pa tchom".

    Qua azar. Bolas !!!

    ResponderEliminar
  2. Esta foto é valiosa. Eu nada conheço do historial deste cabo submarino, mas o Val adiantou agora qualquer coisinha..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A culpa não é minha, pois já cumpri o meu dever cablístico em Fevereiro de 2013... Mas que se pode esperar de um templário que passa o tempo a contemplar a famosa janela, em vez de ir ao Pd'B?

      http://mindelosempre.blogspot.pt/2013/03/0391.html

      Braça com traço ponto traço,
      Djack

      Eliminar
  3. O "pormaior pormenor" ligado à historia dos "telégrafos", está, ainda, por contar:-- Qual seja:- o "roubo" do pagamento atempado e esquecido do respectivo trafego... Só a muito custo e penar o DR Adriano D .Silva , conseguiu que os CTT da "metrópole" deixassem de reter(termo lisonjeiro) 50%...! Só mais um pequeno exemplo, dos muitos que possuo em arquivo:.

    " Para pagamento da divida a Cabo Verde, pela colónia de Moçambique, foi concedido um credito especial de 2.087.204$07, nos termos do decreto nº. 21688 de 1932 "

    ResponderEliminar
  4. .

    Quem desejar conhecer tudo, desde o principio, sobre o Cabo Submarino, peçam ao Google:

    John Denison-Pender - 1st Baron Pender

    Ê deveras muito interessante a histôria.

    Boa leitura

    ResponderEliminar
  5. Esta foto é da praia da laginha, mas o vapor de linha que conheci não tinha 4 (quatro) mastros, mas sim uma grande roldana encaixada na parte superior da proa

    ResponderEliminar