Páginas

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

[8451] - HOMENAGEM AOS FALCÕES DO MINDELO...

FOTO-PROGRESSO, MINDELO 1936 - DO FOTOLOG DO DJOMARTINS

Assunto: Sokols

Excelências, prezados amigos:

Na sexta-feira, dia 18 de Setembro às 18 horas no centro da cidade do Mindelo, na presença da S. Exa. Stanislav Kázecký, Embaixador da República Checa em Lisboa, e do Sr. Vladimír Trkal, Cônsul Honorário de Cabo Verde em Praga, e das autoridades e notabilidades cabo-verdianas vamos instalar uma placa comemorativa em homenagem dos Sokols / Falcões de São Vicente a fim de render honra à importante associação cívica protonacionalista cabo-verdiana criada segundo o modelo checoslovaco.
Temos certeza de que o acto solene, ao refrescar a memória da organização mindelense activa na década de 1930, vai aprofundar as relações sempre mais fortes entre a República Checa e a República de Cabo Verde. Façam o favor de divulgar a notícia dentro dos seus organismos.
Atenciosamente

Prof. Jan Klíma
Universidade de Hradec Králové, República Checa

N.R.
Esta demonstração do Sokols do Mindelo teve lugar no que é hoje a Pracinha de Igreja, distinguindo-se, perfeitamente, a Escola Camões, onde eu e muitos dos meus amigos frequentamos a antiga 3ª classe, corri a o ano de 1943...

7 comentários:

  1. E onde eu não consegui entrar, tendo sido despachado para a da Rua de Coco e depois, por problemas familiares da professora, que meteu baixa, para a da Rua do Sol no Lombo. Mas também não fiquei mal,diga-se. Quanto aos Sokols, nem é preciso dizer que merecem a homenagem. Afinal, digo: MERECEM!

    Braça escolar,
    Djack

    ResponderEliminar
  2. Pois merecem, Djack, e muito, em especial o seu fundador, coisa que julgo seria impossível hoje.. Mas acho piada a esta fardinha. Quem não soubesse diria que eram vendedores de gelado.

    ResponderEliminar
  3. Onde a PLACA já não pode ser instalada....

    ..." O primeiro núcleo dos Falcões em Cabo Verde foi formado em Mindelo, em 1932, em concorrida cerimónia realizada no EDEN-PARK. O líder da iniciativa foi Júlio Bento de Oliveira (....)"

    ....

    ..." Os Falcões eram um movimento muito hierárquico e com um forte base moral e disciplinar...(...)Para ascender, o candidato devia fazer provas de comando, tática, ginástica, desporto, exercícios com armas, além de ser submetido a um análise de sus vida moral e social...( ...) Os associados eram divididos de acordo com a sua faixa etária...( ...) Os que aderissem ao movimento deveriam aprender a marchar... a fazer uso da telegrafia, a velejar e a assumir o compromisso de praticar diariamente actividades físicas. Para tanto, encontravam-se na praia da MATIOTA, na ocasião chamada de STEP, em função d'um trampolim instalado em 1908.....(...)
    Tempos passados Julim Monteiro, ofereceu-lhes um sede ,,, lá mesmo... na MATIOTA!!!

    Onde colocar a placa?

    ResponderEliminar
  4. Manda a história que se diga:
    BOYS SCOUTS
    ... " Nos primeiros anos da década de 1910. Foi criado, em Mindelo, um grupo de escuteiros - movimento fundado, em 1907, pelo general inglês Baden Powell (...) No arquipélago, o líder dos escuteiros foi Simão Barbosa, um dos mais notáveis educadores de Cabo Verde (...) Figura importante da sociedade mindelense, igualmente envolvido com a criação do Liceu Infante D. Henrique...."

    ResponderEliminar
  5. Não restam dúvidas os Sokols foi uma organização cívica de grande importância em CV

    ResponderEliminar
  6. E o Mindelo todo na rua. Reparem naqueles sports em cima do telhado da Escola Camões, sujeitos a cair dali para baixo.
    Pracinha da igreja à cunha.

    Braça de admiração pelo interesse do povo,
    Djack

    ResponderEliminar
  7. Já agora, uma referencia ao edificio de varanda, à esquerda da escola, onde morou Amadeu Nunes Leão, fundador da Casa do Leão (irmão de Celso Leão) e, mais tarde, o juiz Bruto da Costa, exímio violinista..

    ResponderEliminar