Melhora a relação sexual – Segundo uma investigação divulgada este ano, os homens que bebem duas chávenas de café por dia são menos propensos a sofrer de problemas de disfunção sexual.
Ajuda a combater as consequências de uma noite mal dormida – embora pareça contraditório, um estudo da Universidade de Seul, na Coreia do Sul, diz que o cheiro a café quente pela manhã altera a actividade dos genes e das proteínas do cérebro e contorna os efeitos da privação do sono.
Faz bem ao fígado – as pessoas que bebem, pelo menos, um café por dia correm menos risco de sofrer de cirrose. Segundo o autor da investigação, Arthur L Klatsky, a probabilidade de padecer desta doença auto-imune cai 20%.
Estimula a memória – o café consegue ainda reduzir os riscos de Alzheimer, contudo, para que tal aconteça (e se verifique a taxa de 65% de menos probabilidade) são necessárias três a cinco bicas, o que para algumas pessoas pode ser demasiado.
Melhora a performance física – os atletas que bebem café antes de treinar conseguem ter um melhor rendimento durante o exercício físico. Mo Farah é um exemplo: o atleta bebe café cerca de 20 minutos antes de cada corrida, lê-se no site citando um artigo do The Guardian.
Dá felicidade – o café, por si só, dá felicidade, principalmente se for adoçado. Contudo, com ou sem açúcar, esta bebida tem um forte cariz social, o que também impulsiona os sentimentos de felicidade.
(Colab. Tuta Azevedo)
Olá Zito!
ResponderEliminarVenho muito atrasada, e apelo já à sua boa vontade no sentido de aceitar as minhas desculpas.
Bodas de Vidro... quantos as festejam? "Hoje" poucos, e "amanhã" nenhuns...
Não quero deixar-me ficar distante dum facto tão bonito, venho tarde é certo, mas aqui fica o meu abraço
de felicitações por tão longa caminhada lado a lado. Bendito o amor que juraram!
Para o ano aqui estaremos com outras palavras, mas a dizer igual - este é o meu desejo.
Dilita
Fui criado com o café (de Santo Antão) com o leitinho da cabra que ficava no nosso quintal de tràs. Como bom conservador, o costume ficou por muitos anos. Quando cheguei a primeira vez a Lisboa levaram-me ao Pic Nic onde descobri a bica e adoptei o costume de tomar uma a cada vez que encontrava um amigo. Mas, pouco tempo depois tive e pôr um freio porque nem tudo o que é gostoso é bom. Hoje, praticamente, cheiro o aroma como quem se delicia com a fragrância de um perfume.
ResponderEliminarQue chatice !!!
Obrigado, amiga Dilita...Cá vamos, acumulando anos de comunhão, atirando para trás das costas as contrariedades e tentando tirar do dia-a-dia o melhor que a vida nos proporciona...Após tantos anos de convívio nem sempre rectilineo, já tivemos tempo para aprender que é muito mais importante para o nosso equilibrio emocional preservar e potenciar o que nos une do que trazer constantemente à coação o que nos distingue ou separa...Enfim, coexistência pacífica pois a vida, apesar de tudo, é curta!
ResponderEliminarUm abraço muito grato pelo carinho...
Zito
O café á a minha bebida preferida, e foi-o sempre, mesmo sem saber dos seus efeitos benéficos.
ResponderEliminar