Páginas

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

[8723] - A PRAIA SOMA E SEGUE...


A Praia vai ser a “Cidade Desportiva”, que consiste na infra-estruturação desportiva ao largo do estádio nacional em Monte Vaca. O projecto acaba de ser socializado pela Direcção-Geral dos Desportos (DGD).

Trata-se de um projecto ambicioso, nas palavras da presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano, Filomena Fortes. A Cidade Desportiva deve contemplar infra-estruturas desportivas que permitam a realização de competições olímpicas em diferentes modalidades.

Filomena Fortes deixa em aberto a possibilidade de cooperar com o Governo de Cabo Verde em projectos de edificação de empreendimentos desportivos. Os agentes desportivos que representaram as federações também mostraram o seu agrado no avanço deste projecto, cuja meta é de longo prazo.

Esteve presente no acto o actual responsável pelo Estádio Nacional, Inácio Carvalho. A apresentação pública da “Cidade Desportiva” será feita no dia 8 de Dezembro e contará com a presença de vários agentes desportivos e da ministra da Educação e Desporto, Fernanda Marques.

(in A Voz)

6 comentários:

  1. Em que ilha se iniciou em CV o golf o cricket o tenis o basquet-ball o voley ball a ginástica com os Sokols no anos 20 do século passado, tudo modalidades trazidas pela presença britânica?
    Qual é a ilha que produziu quase exclusivamente um número tão grande de atletas para todo o Mundo durante todo o século passado?
    É que andamos a bater na mesma tecla com a catadupa de anúncios que nos deixam estonteados. Hoje o campus disso, amanhã a cidade daquilo, o maior investimento de milhões e não sobra uma migalha para as outras ilhas que andam a mingrar a fome!!!
    Porque é que a Cidade do Mindelo não é digna de ser a a Cidade Desportiva?
    É preciso acabar com esta gulodisse toda que até mete nojo !!!
    Bom é para avisar os rapazes da Regionalização que o polo experimental deve durar o mínimo de tempo. Preparem a bandeira da futura Região e avança-se com o governo regional sombra !!!

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo José Fortes
    O seu a seu dono e valha a verdade Olímpica: - Antes do nascimento em 1920 dos Sokols, já existia em plena atividade desportiva ( educativa) os Boy Scuts em 1912.... mias tarde "emigraram" para os Sokols.... Isso é pormenor de somenos importância... o de se devolve realçar é a estupidez (bis) da ideia de concentrar numa só ilha uma "Cidade Olímpica"... Quando algumas modalidades desportivas poderiam ser implantadas em outras ilhas... Aliás, é o que sempre aconteceu nos países organizadores das Olimpíadas e do Campeonato do Mundo de Futebol...
    Mas, como a "proposta" não passa de mera propaganda barata... Que a olímpica Filomena fique com a coroa de carrapato ( louro cabo-verdiano)

    Mantenha
    Amendes

    Campeão Olímpico de Ouril


    ResponderEliminar
  3. A propôsito do que diz o amigo José e antes de aparecer comentàrios - desejados - mais completos sobre o inicio dos desportos em Cabo Verde, quero avançar que o basquete não se vingou no tempo dos ingleses talvez por falta de terreno. Foi na época da reabertura da Secção de Futebol no Castilho que aproveitamos do terreno por traz da sede para o seu (re)lance. E, segundo me parece... continuaram Brevemente enviarei ao AcA fotos dos dois "seis" que (re)iniciaram o basquete no Mindelo.

    ResponderEliminar
  4. Pois claro, o desporto cabo-verdiano teve S. Vicente como berço único. Eles não têm qualquer sentido de um país integral e funcional na sua diversidade, e não têm respeito pela história que não seja a da ilha deles. Mas reafirmo, e fá-lo-ei quanto for necessário, os das nossas ilhas mais sententrionais estão entre os fautores do despautério. Não me esqueço do que me disse uma minha antiga colega de liceu, que queria mais ao seu partido que à sua ilha: não, o que precisamos é de uma capital forte. Traição à ilha que os pariu, mas também estreiteza de vista. Convenhamos. Dá.me vontade de dizer um nome feio.

    ResponderEliminar
  5. Amendes concordo consigo: tout a fait d'accord:Antes do nascimento em 1920 dos Sokols, já existia em plena atividade desportiva ( educativa) os Boy Scuts em 1912.... mias tarde "emigraram" para os Sokols.... Isso é pormenor de somenos importância.
    Desprezar esta ilha é o pior erro que os novos donos de CV, da república de santiago fazem.
    Atençaõo que vão-se embuchar de tanta gulodisse

    ResponderEliminar