quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

[8881] - GALVÃO E OS SANTOS...

No liceu, numa aula de História, o professor pergunta ao aluno:
- Diga-me, menino Augusto, qual foi o português que, ao longo da sua vida, lidou mais de perto com os Santos?
O aluno pensa durante alguns momentos, respondendo por fim:
- Foi Henrique Galvão, senhor professor!
- Ora essa! - Admirou-se o professor. Então porquê?
O aluno:
- Porque nasceu em Santa Isabel, no dia de Santo Hilário... Foi baptizado no dia de Santa Catarina e frequentou a escola de Santa Filomena... Morava no Campo de Sant'Ana, deu uma queda em Santa Bárbara e foi socorrido no Hospital da Ordem Terceira de São Francisco... Foi preso e julgado no Tribunal de Santa Clara, pelo juiz Santiago... Esteve internado sob prisão no Hospital de Santa Maria, de onde fugiu no dia de Todos os Santos... Assaltou o paquete Santa Maria, ao qual deu o nome de Santa Liberdade... Passou pela Ilha de Santa Lúcia, a caminho de terras de Santa Cruz, fixando residência em São Paulo, na Rua de Santa Teresinha, onde viveu exilado, por causa de um "Santo" António que vivia em São Bento e era natural de Santa Comba Dão…..(Pesquisa de Adriano M. Lima)


3 comentários:

  1. Muito engraçado! Estou a tentar fixá-la para poder recontá-la às minhas amigas da caminhada diária. Acontece que temos uma espécie de jogo de entretenimento, enquanto caminhamos. Entre outros jogos, dizemos um poema de cor, contamos uma anedota, etc. etc. Em cada semana, um tema. A semana que se segue vai ser de anedotas ou historietas que façam rir. Não digam nada. Esta vai ser a minha.
    Obrigada, Arrozcatum!
    Abraços
    Ondina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, os agradecimentos vão, direitinhos, para o Adriano, que enviou este interessante texto, pormenor que, ao contrário do que é habitual - e justo - desta vez não referi, por mero descuido do qual, aqui, me penitencio...
      Braça
      Zito

      Eliminar