Páginas

segunda-feira, 14 de março de 2016

[9010] - POEIRA DO PASSADO...


Desta foto, conhece-se a legenda "Quartel Militar S.Vicente de Cabo Verde"... Não deve haver dúvidas quanto à ilha pois, lá ao fundo, está o Monte Verde mas não há indicações nem quanto à data nem quanto ao local...Aceitam-se sugestões!

(Pesquisa de A. Mendes)

12 comentários:

  1. No lado direito o portão do Palácio do Povo a seguir o antigo Liceu Gil Eanes. Uma foto actualizada tirava as dúvidas

    ResponderEliminar
  2. Início do século XX. Algures antes de 1921, altura em que foi aprovado o orçamento para as obras de instalaçâo do Liceu Infante D. Henrique. Foi aí que terminou este quartel como tal, o qual se chamara Quartel do Corpo da Polícia e Guarnição.

    Braça aquartelada,
    Djack

    ResponderEliminar
  3. Esta é fácil de explicar. O ano deve ser finais do século XIX, talvez 1990. O edifício do quartel viria a receber mais um piso e seria o liceu Infante D. Henrique, mais tarde Gil Eanes. Subindo esta rua, à esquerda, mais ou menos a meio, fica a rua de Serra. Continuando a subir, à direita viria a instalar-se uma fábrica de pirulito. Mais ao fundo ainda e do lado esquerdo, viria a construir-se a bela vivenda do Pedro Neves. Esta casa em primeiro plano e à esquerda, é a esquina de uma outra rua. A rua Machado não é avistada e é uma paralela a ela. O palácio também não se vê, apenas as instalações do seu vasto quintal.

    ResponderEliminar
  4. Para não passar por ridiculo não me pronunciei. O Adriano so não disse que a casa da esquina à esquerda na foto era a residência e o consultôrio do Dr. Daniel Tavares, o homem que mandou a sua tia fazer o desenho.
    (A fàbrica dos pirulitos pertencia ao Natal Galeano, cabo-verdiano filho de italianos)

    ResponderEliminar
  5. E vê-se o chamado Largo da Parada (na altura da foto) que depois passou a ser a Pracinha de Liceu.

    Braça gileânica,
    Djack

    ResponderEliminar
  6. Mas para não nos desviarmos mais da pergunta que afinal nos foi feita, repito que a imagem deve ter sido executada antes de 1921 e depois de 1873, atura em que se concluiu o r/c que ali vemos.


    Braça cronológica,
    Djack

    ResponderEliminar
  7. Mas o Zito podia ter sido mais expedito e ter perguntado logo ao sujeito que vai ali a atravessar a rua em primeiro plano, o Djosa de nha Bia. Isto, porque ele conhece São Vicente, o Mindelo e a sua história muito melhor que eu.

    Braça questionante,
    Djack

    ResponderEliminar
  8. Para além de se poder perguntar à castiça e mui simpática personagem, Djosa de nha Bia, como sugeriu o Djack, a roupagem das mulheres, na fotografia - as mindelenses estiveram sempre muito à frente em termos de moda, em relação às suas companheiras das restantes ilhas - aponta para os anos 20 do século passado.
    Abraços

    ResponderEliminar
  9. É muito satisfatório verificar que uma simples foto de há quase 100 anos tenha despertado o interesse de nove comentários que vão desde localizações`à identificação de edifícios, mais ou menos definitivos e, imagine-se, à moda feminina...É grande e variada a perspicácia dos nossos bons amigos de caminhada...Bem hajam pela companhia!

    ResponderEliminar
  10. Independetemente d'uma pesquiza mais concreta e pormenorizada, posso adiantar:

    -- Inicialmente o quartel foi "transformado" no edifício dos Correios ( só mais tarde ampliado para Liceu) era Governador Geral CV - Coronel Maia Magalhães - Presidente da Câmara M. S. Vicente: Sr. Henrique C. Pinto / Obra do arquiteto Leonel A M. Pinto...
    que além desta edificaçao foi o autor do Padrão e esplanadas alusivas à Travessia Aérea de Gago Coutinho.
    A fonte, cuja água pode estar inquinada, aponta o ano de 1923...
    Vou lá.... inclusive os nomes dos passeantes!

    ResponderEliminar
  11. Eu apontei para finais do século XIX mas admito poder estar enganado. Porém, o facto de esse edifício existir no primeiro quartel do século XX não quer dizer que ele não remonte ao século anterior.

    ResponderEliminar