Páginas

sábado, 19 de março de 2016

[9027] - LICEU GIL EANES - 1945/1946...

(CLICAR SOBRE A FOTO PARA A AUMENTAR)

O amigo Valdemar andou, outra vez, a farejar o baú e, desta feita, saiu-lhe da cartola mágica uma foto notável da população do nosso querido Liceu, conseguida no ano lectivo de 1945-1946, por azar, um ano antes de eu poder ali estar, também...Muitos dos que vão ver esta fotografia vão-se reconhecer e recordar outras caras  que terão perdido de vista não se sabe há quantos anos...Eu reconheci alguns futuros colegas e professores mas haverá, decerto, quem identifique muitos mais, deste lote de estudantes que, estando vivos, terão, hoje, entre 80 e 87 anos, aproximadamente...

5 comentários:

  1. Medalha do vulcão para o Valdemar, já, só por esta fotografia!!!
    Quanto aos fotografados, nem pensar, não reconheço nenhum. Mas o local, ai o local... aquela árvore conheci-a eu bem, bem como aquele canto, bem como aquele pátio, bem como aquele liceu, ai... ai... ai... (suspiro 1, suspiro 2, suspiro 3)

    Braça gileanista,
    Djack

    ResponderEliminar
  2. Estou fora de casa mas quando regressar vou usar uma lupa para tentar identificar rostos. Mas que não são do meu tempo porque era ainda bebé. Bela foto! Já viram qual era o efectivo discente naquele tempo? E é preciso ver que era o único liceu então existente no território.

    ResponderEliminar
  3. Vivemos atualmente somente de lembranças. Lembranças que deveriam ser o orgulho da Nação Cabo-verdiana, mas os novos senhores deste país, não têm esse entendimento. Esses predadores apostaram em apagar a nossa ilha do mapa, pelo crime de ser sido a primeira ilha e ter contribuído por aquilo somos hoje.

    ResponderEliminar
  4. Muito dificil ver as pessoas ali apinhadas nesta foto do sr. José Vitôria, grande fotôgrafo amador e funcionàrio da Western. Mas garanto-vos que cruzaram (ou cruzam ainda em Portugal) muita gente que ali està. Cito por exemplo a segunda pessoa, de pé, à esquerda, de casaco preto, que é o nosso amigo Aguinaldo Wahnon, um "babitué" das conferências na Associação de Carnide. Outra curiosidade. A contar da direita p/ a esquerda, o 3° é o Carlos Fermino de Pina(falecido), irmão do Arsénio, e o senhor a seguir é Nhô Reis, continuo com quem a gente não brincava por ser um paz de alma, ao contràrio de Da-Cruz-inha e de Nhô Djunga, duas vitimas dos mnis buzode. O Zito deve lembrar-se deles.
    Nesta foto estão o Luizim Cabral, o Pedro Pires e o Viriato Pina, uma joia de moço com quem eu gostava de estar nos intervalos.
    Bolas, que estamos ficando velhos !!!

    ResponderEliminar
  5. Afinal, tenho que rectificar a minha informação do texto quanto à minha não presença nesta foto...Na realidade, eu estou nela - o 5º da segunda fila de agachados, à esquerda - e o segundo da 1ª fila parece ser o Rui Miranda...Eu teria, nessa altura entre 11 e 12 anos, conforme a foto seja de antes ou depois de Junho de 1945...

    ResponderEliminar