Páginas

sábado, 2 de abril de 2016

[9076] - UMA EXIGÊNCIA MORAL...

Assistimos diariamente gente pobre exibindo receitas médicas passadas há semanas e meses, pedindo contribuição para a compra de medicamentos essenciais, gente pedindo apoio para a compra de gesso para a sua perna partida e ... gestores da coisa pública distribuindo benefícios do Estado como se vivessem no país da Alice ou na fantasia de uma redoma de vidro...


As mudanças provocam sempre alguma ansiedade nas pessoas, mas existem em Cabo Verde hoje razões bastantes para se manter a tranquilidade, não só pelo que prometeu UCS, mas também pelo seu próprio modo de ser e estar na política, com moderação e objetividade, sem manifestações agudas e epidérmicas de conjuntura.

Creio também que se vai inaugurar uma nova era no que respeita à gestão dos recursos públicos, suprimindo de vez a incúria e a irresponsabilidade na distribuição de dinheiro e vantagens de todos para alguns, sem critérios fundados na lei, muitas vezes até com acentuados laivos de favorecimento político e pessoal. Chegamos a um ponto em que o Estado prega o informalismo na distribuição do dinheiro, interessando-se apenas pelos ... projetos, sem contas e sem controle de resultados.

Assistimos diariamente gente pobre exibindo receitas médicas passadas há semanas e meses, pedindo contribuição para a compra de medicamentos essenciais, gente pedindo apoio para a compra de gesso para a sua perna partida e ... gestores da coisa pública distribuindo benefícios do Estado como se vivessem no país da Alice ou na fantasia de uma redoma de vidro.

Infelizmente o Ministério Público nunca se mostrou empenhado em palmilhar esse terreno, percorrendo outros que não colidem com os interesses do poder, mas creio, cremos nós todos, que alguma coisa tem vindo a mudar em Cabo Verde, e que existe hoje claramente uma exigência moral de responsabilizar serena e objetivamente os prevaricadores, todos os prevaricadores, de sorte a evitar que os gestores de hoje e de amanhã se sintam tentados a ser de novo pequenos deuses nos reinos da nossa miséria. (in Cabo Verde Direto).

Eurico Monteiro | eucomonte@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário