Páginas

quinta-feira, 14 de abril de 2016

[9126] - DA ORIGEM DE "TAXI" ...


Antes do aparecimento de veículos motorizados para o transporte de passageiros, já esse serviço era obviamente prestado e, em França e por toda a Europa - e não só - era vulgar esse transporte ser efectuado por uma pequena carruagem puxada a um cavalo, que dava pelo nome de "cabriolet". Não será estranho, por isso, que na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos ser vulgar chamar-se "cab" aos táxis... De resto, desde tempos imemoriais que, no Oriente, se usava (e ainda se usa) o Riquexó, de tracção humana...
Mas, foi em 1896 que os primeiros veículos motorizados para transporte de passageiros ocasionais, apareceram em Estugarda, na Alemanha... No ano seguinte, uma segunda empresa do género veio fazer concorrência à primeira mas com uma inovação: os carros desta já vinham equipados com um aparelho destinado a medir as distancias percorridas e a calcular o valor a pagar pelo(s) passageiro(s)... Era o chamado "táximetro" que, como se calcula, acabou por dar o nome ao sistema: TÁXI!
Foi por volta de 1907 que o uso dos táxis se generalizou!

Cabriolet

2 comentários:

  1. Na ilha e Repùblica de Madagáscar os taxis são de dois tipos: 1°) o "riquechô" de tracção humana muito utilizado na parte baixa da cidade. Algumas pessoas (sensíveis) utilizam este tipo de transporte onde colocam a bagagem e vão ao lado, a pé. 2°) Os "2 cavalos" ou os "4 cavalos" (Citroën e Renaud, francêses, que já não são fabricados) para se deslocar, sobretudo para a(s) parte(s) alta(s). Como os condutores são vários para o mesmo veiculo, perguntam aos clientes o destino e, conforme a distância metem 1/4 de litro ou 1/2 litro de gasolina que guardam numa latinha e levam consigo quando terminam o turno.

    ResponderEliminar