Páginas

terça-feira, 7 de junho de 2016

[9298] - 47% DA RIQUEZA MUNDIAL É DETIDA POR MILIONÁRIOS...

Foto Ismail Zitoury/Reuters
Os milionários representam apenas 1% da população mundial mas concentram perto de metade da riqueza privada mundial.

No total, 18,5 milhões de privilegiados detêm 47% da riqueza do mundo acumulada em rendimentos, depósitos bancários ou títulos da bolsa. No seu conjunto representam 78,8 biliões de dólares (69,4 biliões de euros), um pouco mais que o PIB mundial, precisa o relatório anual do gabinete financeiro Boston Consulting Group (BCG).

Os Estados Unidos albergam o maior número de milionários, oito milhões, seguidos pela China, dois milhões, mas é no Liechtenstein e na Suíça que, em proporção, estão mais presentes.

A extrema concentração de riqueza é particularmente assinalável na América do norte, onde os 60,4 biliões de dólares (53,1 biliões de euros) acumulados em fortunas privadas estão detidos em 63% por milionários. Esta proporção, a mais forte do mundo, deverá inclusive atingir 69% em 2020, segundo as previsões do BCG.

O relatório regista que o ano de 2015 registou um aumento da riqueza privada de "apenas" 5,2%, contra 7% em 2014 e em particular nos "mercados desenvolvidos", devido designadamente às turbulências financeiras, instabilidade política e sanções económicas.

Segundo o relatório, a riqueza nos centros "offshore", que oferecem fraca fiscalidade e discrição aos não-residentes, progrediu por sua vez em 3% no espaço de um ano, para atingir perto de 10 biliões de dólares (8,8 biliões de euros).

A Suíça permanece o destino "offshore" privilegiado das grandes fortunas, à frente de Singapura e Reino Unido.

O relatório prevê que este setor continue a progredir nos próximos anos, apesar das "medidas de regulação destinadas a combater a evasão fiscal".

As revelações dos "Panama Papers" revelaram a utilização em larga escala dos centros "offshore" para escapar ao fisco, forçando diversas instituições internacionais a anunciar um novo plano para combater estas práticas.
(in JN)


Leia mais: 47% da riqueza mundial está nas mãos de milionários http://www.jn.pt/mundo/interior/perto-de-metade-da-riqueza-mundial-esta-nas-maos-de-milionarios-5216109.html#ixzz4AvvcBHI5 
Follow us: jornalnoticias on Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário