Páginas

sexta-feira, 29 de julho de 2016

]9504] - O SABOROSO VENENO...

A maioria das pessoas não sabe, e nem imagina, o mal que nos faz este veneno, que até os ossos nos destrói, e é consumido diariamente por imensa gente por todo o mundo. Conhece os seus efeitos no corpo humano.



O que acontece quando se consome uma bebida à base de cola? A maioria das pessoas provavelmente não perde muito tempo pensando a respeito, mas a verdade é que esta bebida deliciosamente doce e levemente gaseificada tem impactos consideráveis sobre o corpo, impactos que o farmacêutico West Conner resumiu em seu blog como um alerta:

Os primeiros 10 minutos

10 colheres de chá de açúcar são injetadas no seu corpo (o equivalente a 100% do consumo diário recomendado). Você só não vomita imediatamente porque o ácido fosfórico mascara o sabor intensamente doce.

Depois de 20 minutos

O nível de açúcar no seu sangue dispara, o que causa a liberação imediata de insulina. O seu fígado então entra imediatamente em ação, convertendo o açúcar circulando pelo corpo em gordura.

Depois de 40 minutos

Passados 40 minutos, a cafeína presente na bebida já foi completamente absorvida pelo organismo. Suas pupilas começam a dilatar, a pressão arterial sobe e o fígado responde injetando ainda mais açúcar na sua circulação. Os receptores de adenosina no seu cérebro agora estão bloqueados, e por isso você não sente cansaço.

Depois de 45 minutos

O seu corpo libera ainda mais dopamina. A dopamina, da mesma forma que a heroína, estimula o centro de prazer do cérebro.

Aos 60 minutos

O ácido fosfórico ajuda a concentrar o cálcio, magnésio e o zinco no seu trato intestinal, o que acelera ainda mais o seu metabolismo. Este processo é ainda reforçado pelas doses cavalares de açúcar e os adoçantes artificiais que forçam a excreção de cálcio na urina.

Após 60 minutos

As propriedades diuréticas da cafeína começam a fazer efeito (o que basicamente faz você correr para o banheiro). Todo o cálcio, magnésio e zinco que deveriam ir para os seus ossos são excretados, assim como o sódio, os eletrólitos e a água.

Um pouco depois de 60 minutos

Quando a euforia finalmente passa, vem a hipoglicemia. Você se sente irritado e lento. Você perdeu toda a água contida na bebida de cola. E com ela se foram todos os nutrientes tão importantes para o bom funcionamento do seu corpo. Nutrientes que poderiam ter hidratado o seu corpo ou fortalecido os seus dentes e ossos. E para piorar, as chances de você desenvolver diabetes e ter de usar uma bomba de insulina como a da foto aumentam.

A maioria das pessoas não sabe quais são os efeitos nocivos dos refrigerantes de cola. Por isso é tão importante que o maior número possível de pessoas tenha acesso a essas informações. Então, partilhe isto com todas as pessoas que você conhece.


Pesquisa de
Adriano M. Lima

3 comentários:

  1. De repente o avô Adriano nos apresenta um artigo, conselho, relativo a uma bebida muito em voga no meio adolescente que, verdade seja dita, não quer saber dos efeitos maléficos de bebidas gasosas e de sumos à base de químicos. Poucos se dão ao trabalho de ver o excesso de peso das crianças nos países onde se consome desmesuradamente este tipo de bebidas.
    Se me sucedeu algumas vezes saborear um whisky-coca-cola nunca abusei e já faz tempo que não uso nem uma nem outra dessas duas bebidas. Mais vale provar um néctar da vinha em momento ideal

    ResponderEliminar
  2. Este assunto tem sido veementemente lembrado aos meus netos.

    ResponderEliminar
  3. Aliás, creio que se anda a brincar com uma coisa muitissimo séria: a juventude do planeta está a engodar de forma assustadora e a culpa não é, com certeza, da sopa!

    ResponderEliminar