Páginas

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

[9560] - UMA ESTÁTUA PARA NHÔ ROQUE...


Estátua para Nhô Roque é um projecto lançado a 15 de Abril de 2015 que continua sendo apenas
isso: um “projecto”


Ou seja, poucas têm sido as contribuições para a edificação da estátua em pedra, desse grande homem da cultura de Cabo Verde.

A construção da estátua em homenagem ao escritor, crítico, historiador e professor cabo-verdiano António Aurélio Gonçalves, carinhosamente chamado por Nhô Roque, será uma forma de reavivar a memória do escritor.

Nascido em São Vicente a 25 de Setembro de 1901, Nhô Roque viria a falecer a 30 de Setembro de 1984, depois de ter sido atropelado na Avenida Marginal do Mindelo, onde existe presentemente uma praça em sua memória, à qual pretende agora juntar uma estátua em pedra.

Essa estátua será edificada nessa praça Nhô Roque, e todo o espaço envolvente ganhará uma nova vida artística. Para construir a estátua, o artista Leão Lopes já ofereceu os seus conhecimentos e a sua arte à comissão que organiza esse projecto, que continua ainda com pouca adesão de pessoas e entidades.

Leão Lopes, artista plástico, já construiu uma estátua em pedra para o Dr. Baltasar Lopes da Silva que está numa praceta na Ribeira Brava em São Nicolau, e deixa um apelo aos mecenas no sentido de ajudarem a edificar a estátua para Nhô Roque.

António Aurélio Gonçalves, além de escritor, foi professor de História e Filosofia no liceu do Mindelo nos liceus Gil Eanes e na escola técnica.

MCSA - RCV (Junho 2016)

1 comentário:

  1. Bem, é preciso que se diga como se processa a contribuição e quais os montantes individuais mínimos.

    ResponderEliminar