Páginas

domingo, 25 de setembro de 2016

[9711] - "FIAT LUX"...


90 ANOS DE HISTÓRIA 

É já no dia 8 de Outubro que se vai realizar em Lisboa um encontro, tendo como um dos objectivos, a evocação dos 90 anos da electrificação da cidade do Mindelo, bem como uma homenagem à figura de Pedro Bonucci, que juntamente com João Leça tomaram em ombros essa grande tarefa. 
Foi há mais de um século, numa sessão da Câmara Municipal presidida por Júlio Augusto Alves da Veiga, realizada algures na primeira metade de 1914 que surgiu a ideia de se substituir a iluminação pública vigente, do sistema Kitson, por uma rede eléctrica.
Em 1922, a Comissão Municipal em face do crescimento da cidade, decidiu então abrir um concurso público para o exclusivo de iluminação pública e particular, mas foi só cerca de 3 anos depois, isto é, em 6 de Agosto de 1925 que finalmente se começou a concretizar essa ideia, com a elaboração de um contrato entre a Comissão Municipal e os cidadãos Pedro Bonucci e João Rocheteau Leça, para a iluminação pública da cidadedo Mindelo.
Pedro Bonucci e João Leça , dois filhos de Mindelo, decidiram então levar a cabo essa grande tarefa, que viria a tornar-se realidade, um ano depois, em 1926.
Passam assim 90 anos, de uma data que ficará para a história da cidade, como um marco importante, que assinalou a passsgem para a era da modernidade. Um feito, e uma data que devia já ter tido o devido destaque e reconhecimento por parte da própria Camâra Municipal do Mindelo, como também da própria Electra.

Lucy Bonucci

4 comentários:

  1. Interessante este registo. A autora será filha da Yolanda?

    ResponderEliminar
  2. E eu congratu-lo-me por a minha fotografia da central eléctrica continuar a aparecer nestes artigos sem indicação de autoria. Ou seja, entrou no circuito anónimo, não fazendo curto-circuito.

    Braça com rom-rom-rom-rom a chatear o pobre Dr. Aníbal que não conseguia dormir por causa disso,
    Djack

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto é, "congratulo-me" e não "congratu-lo-me". É o que dá escrever sem ser à luz da central eléctrica. Felizmente, não escrevi "con-gra-tu-lo-me"...

      Safa!...

      Braça desgralhado,
      Djack

      Eliminar