Páginas

terça-feira, 18 de outubro de 2016

[9805] - DO PLANO À REALIDADE...


Fui recuperar este mapa ao primeiro capitulo de Momentos de História (Post 9794) porque me parece que ele merece algumas palavras de reflexão...
Na realidade, este será um esboço, desenhado em 1918 - há 99 anos, portanto - das obras de remodelação que parecia, na altura, haver necessidade de promover no Porto Grande para o apetrechar de forma a suportar a concorrência que já época se reconhecia exercerem os portos das Canárias e o de Dakar.
Salvaguardando o M. Carvoeiro (Molhe Carvoeiro) que, aliás, tería sido assaz importante se construído, o Molhe Norte e o Entreposto adjacente não ficaríam distantes do cais acostável e do terrapleno do parque de contentores, datados, respectivamente, dos anos 60 e 80 (?)...
Dá vontade de perguntar se os responsáveis pelos planos dessas obras levadas a cabo tantas décadas mais tarde, saberíam deste mapa e não tiveram dúvidas em seguir os seus traços... Claro que não, mas não deixa de ter a sua dose de curiosidade, esta coincidência de soluções congeminadas a mais de 50 anos de distância, uma da outra! (Zito Azevedo - 18.10.2016)

1 comentário:

  1. Absolutamente correcta e pertinente a observação do Zito. Penso que, depois disso e mesmo na actualidade, parece haver dificuldade em projectar as infra-estruturas portuárias para os lados do Lazareto e do Morro Branco.

    ResponderEliminar